/i552309.jpeg)
Japão testa o primeiro sistema de navegação autônomo para embarcações do mundo
O Japão completou recentemente o teste da embarcação com o primeiro sistema de navegação totalmente autônomo do mundo para essa categoria de transportes. A balsa percorreu um trecho de 240 km no Mar Lyonda, no Japão, a uma velocidade de 48 km/h e conseguiu realizar os procedimentos de atracação ao final da viagem, tudo de forma totalmente autônoma.
- Primeiro navio autônomo do mundo está pronto para zarpar
- Rolls-Royce se une à Intel para a criação de navios autônomos
A iniciativa foi feita em conjunto pela Nippon Foundation com a sua subsidiária Mitsubishi Shipbuilding e a empresa de transporte marítimo Shin Nihonkai Ferry. A demonstração faz parte de um projeto que teve início em fevereiro de 2020 através do programa MEGURI 2040, um plano para acelerar o desenvolvimento de embarcações autônomas.
Soleil
A embarcação com 222 metros de comprimento conhecida como o Soleil utilizou o sistema de navegação autônomo Super-Bridge-X, desenvolvido pela Mitsubishi Shipbuilding, para realizar a operação. O sistema conta com uma função de desvio que auxilia o navio a evitar quaisquer obstáculos em seu caminho, além de permitir atracação e desatracação automáticas.
O Soleil também foi equipado com um sistema de análise de imagem, permitindo que ele detecte obstáculos e outras embarcações em situações de baixa visibilidade através de um sensor de alta precisão com câmeras infravermelhas.

(Imagem: Reprodução/The Nippon Foundation)
"O recente teste da balsa acelerou muito o desenvolvimento de sistemas de navegação naval totalmente autônomos e marca um passo significativo para uma navegação costeira mais segura", disse Naoki Ueda, vice-presidente da Mitsubishi Shipbuilding.
Segundo a empresa, o projeto também está desenvolvendo várias outras tecnologias essenciais para a promoção de uma navegação sem a necessidade de intervenção humana, incluindo plataformas de segurança avançada de dados para proteger os dados de navegação, utilizados para monitoramento e suporte em terra.
A Mitsubishi Shipping não é a única na corrida para tornar os navios mais autossuficientes, a fabricante de carros de luxo Rolls Royce também tem trabalhado com a Intel para desenvolver uma frota completa de navios de carga totalmente autônomos até 2025.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.