Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é a gosma verde saindo dos esgotos de Nova York?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Novembro de 2023 às 11h42

Link copiado!

Barik5ive/Pexels
Barik5ive/Pexels

Na quinta-feira passada (2), residentes de Nova York notaram um evento incomum na ilha de Manhattan — uma espécie de gosma fluorescente estava saindo dos bueiros da cidade, assustando algumas pessoas e gerando curiosidade nas redes sociais. O ocorrido foi próximo ao World Trade Center, na área inferior da ilha. Para o alívio da população, aparentemente era apenas uma medida de verificação do sistema de abastecimento de água.

Em uma postagem na rede social X (antigo Twitter, para os saudosos), o usuário Dan Pantelo comentou sobre um “lodo verde literalmente borbulhando do chão próximo ao World Trade Center”. Com bom humor, ele pediu por uma explicação, perguntando se, por acaso, estaria “vivendo em uma Gotham sem tirar nem pôr agora”, se referindo à cidade fictícia onde vive o super-herói dos quadrinhos Batman.

Como funciona a tinta traçante

Continua após a publicidade

Após algumas horas, a postagem sobre o assunto já ganhou uma observação nas Notas da Comunidade, informando que o líquido esverdeado era, na verdade, resultado de uma tinta traçante (também chamada de corante de infiltração) bastante comum, usada para identificar vazamentos no sistema de abastecimento de água das cidades. Cientistas usam essa medida para verificar o fluxo do líquido, o que, para os desavisados, pode parecer assustador.

Não é a primeira vez que um incidente do tipo acontece. Ainda neste ano, na beira da lagoa de Los Peñasquitos, no estado americano da Califórnia, a água assumiu uma coloração rosada vibrante, assustando alguns banhistas e surfistas. No final das contas, era apenas um experimento da Universidade da Califórnia para entender melhor como o fluxo de água doce se mistura com a zona oceânica de surfe.

Mesmo com a aparência artificial, a tinta traçante não era tóxica e não ofereceu perigo aos animais marinhos. Isso não quer dizer que colorações diferenciadas sempre sejam inofensivas, no entanto. Em 2017, habitantes da cidade de Onoway, no Canadá, se assustaram ao descobrir que a água da torneira estava com uma cor rosa-arroxeada brilhante.

Era o resultado de um produto químico usado no tratamento de água chamado permanganato de potássio, útil na remoção de sulfeto de hidrogênio, substância perigosa e malcheirosa. O problema é que o permanganato de potássio, em si, mancha a pele e as roupas e pode ser fatal caso sejam ingeridas de 10 a 20 gramas.

No incidente canadense, uma válvula defeituosa acabou causando seu espalhamento na água, aumentando a concentração da substância a ponto de chegar no abastecimento de água das casas. Embora no caso de Manhattan não exista perigo, vale lembrar que beber água do sistema urbano de esgoto não é uma boa ideia.

Fonte: IFLScience