Publicidade

Notas da Comunidade chegam ao Twitter para desmentir posts falsos ou enganosos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Dezembro de 2022 às 17h54

Link copiado!

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
Tudo sobre Twitter

O Twitter começou a liberar o recurso Notas da Comunidade para usuários do mundo inteiro. A novidade permite que as pessoas criem textos de modo colaborativo para "confrontar" tuítes com informações falsas, distorcidas ou incompletas.

Sempre que alguém ver um tuíte impróprio, será possível deixar uma observação para alertar as outras pessoas. Se outros usuários concordarem com o comentário, avaliando-o como útil, a Nota da Comunidade será anexada ao post original.

Continua após a publicidade

Para evitar a manipulação com o uso de robôs, o Twitter construiu um sistema de reputação. Os novatos só conseguirão deixar textos escritos após avaliar várias notas.

Além disso, ter acesso ao benefício também não garante a publicação, já que as notas não serão publicadas apenas pelo voto da maioria. Quem for bem avaliado na comunidade terá mais peso na decisão do que quem entrou recentemente.

Promessa de conteúdo útil

A plataforma ainda promete monitorar (embora não esteja claro como) para só permitir a criação de notas úteis para o "maior número de pessoas". Isso deve evitar a ação de trolls que tentem desvirtuar posts propositalmente e de possíveis "efeitos de manada", no qual outras pessoas avaliam comentários toscos sem pensar duas vezes.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Quem pode ser um criador de Notas da Comunidade?

Vale lembrar que nem todos estão elegíveis a esse recurso. Essas são as regras para contribuir ao Notas da Comunidade:

  • Quem sofreu alguma punição, como suspensão ou banimento, ou violou regras do Twitter recentemente, não poderá avaliar nem escrever nada;
  • É preciso ter uma conta inscrita há mais de seis meses — a ideia é evitar que banidos criem perfis falsos para deixar Notas;
  • Um número de celular verificado é exigido — precisa ser de uma fabricante conhecida e não estar associado a outro perfil.
Continua após a publicidade

O que são as Notas da Comunidade do Twitter?

O recurso Notas da Comunidade (Community Notes, em inglês) era chamado Birdwatch antes de Elon Musk assumir o comando da rede. A ideia era dar mais poder à comunidade para exercer uma espécie de moderação indireta, ajudando a esclarecer ou desmentir algo dito.

Quem desejar ser um criador de Notas deverá se inscrever como colaborador. Ainda não está claro como ocorrerá o processo de promoção de avaliador para escritor, mas é provável que haja uma espécie de verificação algorítmica para acompanhar o seu trabalho.

Continua após a publicidade

Até então, o recurso estava liberado apenas para usuários dos Estados Unidos. Com a expansão, mais gente poderá criar conteúdos úteis, inclusive no Brasil. Para quem quer entender melhor o funcionamento das Notas da Comunidade, o Twitter liberou o código do sistema no GitHub. Segundo a plataforma, a programação foi desenvolvida "pelas pessoas, para as pessoas" no intuito de adicionar um contexto útil e informativo aos tuítes.

A ferramenta estava sendo testada desde outubro de 2020, apontada como um importante reforço no combate à desinformação e fake news. No passado, a rede do passarinho fechou uma parceria com agências de checagem internacionais para complementar o trabalho de desmentir tuítes falsos.