SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Número de mortes causadas por ciclone extratropical no RS sobe para 39

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Setembro de 2023 às 17h58

Link copiado!

Marcelo Caumors/Agência Brasil/Instagram
Marcelo Caumors/Agência Brasil/Instagram

As chuvas e enchentes intensas que atingiram o Rio Grande do Sul já causaram 39 mortes no estado, com dois dos casos mais recentes sendo confirmados nos municípios de Cruzeiro do Sul e Imigrantes. Outros óbitos incluem 14 em Muçum, nove em Roca Sales, quatro em Cruzeiro do Sul, dois em Estrela e Ibiraiaras e um para cada uma das cidades: Mato Castelhano, Passo Fundo, Encantado, Santa Tereza e Imigrantes.

De acordo com um boletim da Defesa Civil do RS, publicado nesta quinta-feira (07), nove indivíduos seguem desaparecidos. Os eventos meteorológicos são consequência de um ciclone extratropical, destruindo casas, pontes, estabelecimentos privados e construções estatais. Até o momento, 79 municípios já foram afetados, com 2.500 pessoas desabrigadas e 3.500 desalojadas. Até o momento, 2.745 já foram resgatadas das enchentes.

Ajuda governamental

Continua após a publicidade

Na última quarta-feira (6), os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Walder Góes, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, visitaram o RS e asseguraram que recursos não faltarão na ajuda às famílias afetadas pelo ciclone extratropical. Em outros dois ciclones ocorridos neste ano, medidas provisórias da presidência já destinaram R$ 280 milhões para assistência a vítimas e reconstrução nos municípios afetados, segundo lembrou Góes.

Durante a visita, o ministro da Integração ainda comentou ser necessária a integração dos esforços federais, estaduais e municipais com apoio parlamentar e da sociedade para melhor utilizar os recursos públicos na ajuda aos afetados, bem como continuar os resgates. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a disponibilização de recursos para os esforços e comentou estar conversando com o governador do estado, Eduardo Leite.

Continua após a publicidade

O político gaúcho participou de entrevista coletiva junto a autoridades do estado e do país e confirmou a conversa com o presidente, também afirmando que Geraldo Alckmin, o vice-presidente, está acionado para substituí-lo durante a viagem de quinta-feira (7), quando Lula irá para a Índia. A viagem é para a ocasião do Brasil assumir a presidência do bloco econômico G20 pela primeira vez na história, no dia 10.

Leite também agradeceu aos voluntários no auxílio aos desabrigados e aos governos federal, do Paraná e de Santa Catarina, que prestaram solidariedade. Dada a excepcionalidade dos eventos, a Caixa Econômica Federal irá liberar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos residentes de cidades gaúchas atingidas pelo ciclone extratropical.

Continua após a publicidade

O trabalhador, no entanto, precisa ter saldo na conta do fundo e não ter sacado pelo mesmo motivo por ao menos um ano. Também há um valor máximo para o saque, de R$ 6.220. O município precisa estar, por lei, em estado de calamidade reconhecido oficialmente pelo governo federal em terapia. O saque pode ser feito digitalmente, recebendo em uma conta pessoal sem custo algum.

Fonte: Agência Brasil 1, 2