Publicidade

Nova espécie de peixe batizada em homenagem à Princesa Mononoke

Por  | 

Compartilhe:
Studio Ghibli/Dentsu/Kadokawa Herald
Studio Ghibli/Dentsu/Kadokawa Herald

Pesquisadores chineses descobriram, em um mercado de frutos do mar no país, uma nova espécie de peixe de águas profundas com uma curiosa faixa característica no “rosto” — o que levou à nomeação da criatura em homenagem a San, personagem do filme Princesa Mononoke, do Studio Ghibli, que também é conhecida pelo título real que nomeia o filme.

Os cientistas, vindos do Instituto de Oceanologia do Sul da China e da Academia de Ciências Chinesa e liderados por Haochen Huang, publicaram os resultados na última terça-feira (11) na revista científica ZooKeys. O timing é curioso, já que, no último mês de janeiro, outra nova espécie foi descoberta em um mercado de frutos do mar — o inseto marinho “Darth Vader”.

A nova espécie “Mononoke”

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O novo peixe é um tipo de latigo de águas profundas, da família Branchiostegidae, bem caracterizado por duas listras nas bochechas — branca e vermelha — na posição vertical. Chamando a atenção dos cientistas em um mercado online de frutos do mar, eles fizeram análises genéticas no animal, lembrando da personagem San. O nome ficou Branchiostegus sanae.

A personagem San, ou Princesa Mononoke, que dá nome ao filme, pinta as bochechas de vermelho de maneira semelhante: mas a motivação para o nome não para aí. No filme, a princesa é abandonada pelos pais e criada por lobos, se tornando uma protetora da floresta e dos animais com sua personalidade forte. Huang, em comunicado, afirmou:

Em “Princesa Mononoke”, San é uma jovem mulher criada por lobos após ser abandonada pelos pais humanos. Ela se vê como uma parte da floresta e luta para protegê-la. O filme mergulha na relação complexa entre os humanos e a natureza, promovendo uma mensagem de coexistência harmoniosa entre os dois: algo que esperamos ecoar através dessa nomeação.

O novo peixe com nome de personagem de animação japonesa vive a 600 metros de profundidade, compartilhando a região entre 31 espécies da família Branchiostegidae. Eles são comuns nos mercados da Ásia e sudeste asiático. Há 19 espécies no gênero Branchiostegus, mesmo do peixe San, mas apenas três novas foram descobertas entre 1990 a 2024.

Leia também:

VÍDEO: Salmão geneticamente modificado

Continua após a publicidade

Fonte: ZooKeys

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*