Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mauna Loa: maior vulcão ativo do mundo entra em erupção após 38 anos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Novembro de 2022 às 11h46

Link copiado!

Imagem: Reprodução/USGS
Imagem: Reprodução/USGS

O Serviço Geológico dos Estados Unidos anunciou que o vulcão Mauna Loa, localizado no Havaí, entrou em erupção na noite deste domingo (27). Mauna Loa é o maior vulcão ativo do mundo e esta é sua primeira erupção em 38 anos.

Após quase quatro décadas sem se manifestar, o vulcão se encontra em atividade neste momento. O fluxo de lava está contido em seu pico, deixando as populações em seu entorno fora de risco. Os residentes, contudo, reportaram a ocorrência de terremotos.

Continua após a publicidade

Parte do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, o Mauna Loa compõe a maior ilha do arquipélago. Apesar de não ser o mais alto, ele é o maior vulcão ativo do mundo em termos de área e massa. Seu tamanho permite um grande armazenamento de lava, gerando um grande fluxo deste material em suas erupções.

Apesar de não entrar em erupção desde 1984, o Mauna Loa é considerado um dos mais ativos do planeta. Desde 1840, 33 eventos foram registrados. Tremores observados em outubro deste ano já indicavam uma movimentação do magma abaixo do vulcão, prenunciando a erupção atual.

Fonte: Forbes