Lixo no mar | Como se formam as ilhas de plástico no oceano?
Por Wyllian Torres • Editado por Patricia Gnipper |
Fora dos mapas, estão localizadas extensas áreas nos oceanos que acumulam grandes quantidades de lixo no mar, conhecidas como as ilhas de plástico. Elas são formadas, em sua maioria, por pequenas partículas de plástico transportadas pelos ventos e correntes oceânicas, que concentram o lixo em pontos relativamente fixos.
- Separar o lixo seco do orgânico: no Brasil, muitas pessoas garimpam os lixos das cidades à procura de materiais que possam ser reciclados. Separar esses materiais dos restos de comida, ajuda essas pessoas a recolherem o lixo que será levado para a reciclagem;
- Apoiar organizações: diversas iniciativas trabalham para erradicar o lixo plástico dos oceanos e apoia-las é dar mais espaço para o tema ser disseminado;
- Divulgue o problema: a informação sempre será a melhor aliada ao combate de problemas como este. Sempre que possível, aborde o tema com as pessoas mais próximas, aponte fonte e indique o que pode ser feito.
De modo geral, é necessário aumentar a conscientização sobre a reciclagem e reutilização do plástico, pois o descarte correto desse lixo é essencial para a saúde do oceano global, bem como seus importantes ecossistemas — o lixo não foi feito para o mar.