Robô subaquático coleta lixo do oceano

Por Redação | 18 de Julho de 2012 às 11h30

A poluição nos mares e oceanos tem aumentado nos últimos anos e está comprometendo todo o ecossistema marítimo mundial. Para coletar os lixos nas profundezas, Elie Ahovi e sua equipe da French International School of Design, na França, desenvolveram um robô subaquático capaz de captar grandes quantidades de lixo nos oceanos, o Marine Drone.

De acordo com o DVice, Ahovi se inspirou para a criação do seu robô em imagens da grande quantidade de lixo espalhada pelas profundezas do Oceano Pacífico. A ideia do designer é que sua criação circule por diversas localidades do globo coletando os dejetos.

Marine Drone

O Marine Drone emite sinais ultrassônicos para evitar que pequenas espécies acabem presas em suas redes (Foto: Reprodução/DVice)

“Este projeto prospectivo é uma resposta para o problema do lixo plástico nos oceanos”, afirmou o criador em seu site oficial. O Marine Drone é autônomo e cruza grandes extensões de oceano alimentado por baterias a prova d´água e por um silencioso motor elétrico. Uma de suas extremidades é aberta para a entrada do lixo e a outra fechada, garantindo assim que grandes quantidades de restos sejam armazenadas em seu compartimento.

O mais interessante é que robô possui um sistema emissor de sinais ultrassônicos que são capazes de afastar peixes e outros seres marinhos de se aproximar de suas redes, evitando assim que espécies acabem junto com o lixo coletado.

E quando seu compartimento de coleta estiver cheio de lixo, ele irá emergir até uma doca flutuante onde equipes irão transportar o material para um local adequado. Por enquanto, o Marine Drone é apenas um conceito e ainda não há previsão de iniciar sua busca subaquática por lixos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.