Publicidade

Imagem de satélite | Maior iceberg do mundo encalha no Atlântico Sul; veja fotos

Por  | 

Compartilhe:
Copernicus Sentinel 3/ESA
Copernicus Sentinel 3/ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA) registrou, no último dia 5 de abril, com o Satélite Copernicus Sentinel-3, o maior iceberg do mundo, A-23a, encalhado na costa da ilha Geórgia do Sul. O bloco de gelo chegou até o território ultramarino britânico em fevereiro, ficando preso no fundo do mar, no Oceano Atlântico Sul.

O A-23a mede 3.460 km², quase o mesmo tamanho da própria ilha Geórgia do Sul, com 3.528 km². A origem do iceberg é a Plataforma de Gelo Filchner-Ronne, na Antártica, de onde se desprendeu em 1986. O bloco ficou preso no sul do Mar de Weddell até 2020, quando se desprendeu e viajou por mais de 2.000 km até a posição atual.

Foto de satélite do maior iceberg do mundo

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Instrumento de Cor de Oceano e Terra do satélite Copernicus Sentinel-3 foi o responsável por tirar a foto do A-23a, mostrando sua posição a 73 km da ilha remota. Apesar da forte cobertura de nuvens, é possível ver o iceberg e a terra gelada da Geórgia do Sul — ao norte, também podem ser vistos pedaços de gelo que se desprenderam do bloco desde que encalhou na costa.

Em comunicado sobre o registro do satélite, a ESA afirmou que a desintegração de icebergs que chegam tão ao norte é comum, causada pelas temperaturas mais altas do mar e condições climáticas da região. O maior iceberg do mundo continuará a ser monitorado, já que seu desmanche joga água doce no oceano, podendo afetar o ecossistema da ilha.

Veja também:

VÍDEO: Ideias mirabolantes para evitar o aquecimento global [CT Inovação]

Fonte: ESA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*