Publicidade

Expansão da troposfera é mais um efeito das mudanças climáticas, diz estudo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Novembro de 2021 às 10h19

Link copiado!

Reprodução: Dimitris Vetsikas/Pixabay
Reprodução: Dimitris Vetsikas/Pixabay

Um novo estudo liderado pela Nanjing University analisou dados meteorológicos dos últimos quarenta anos no hemisfério Norte e descobriu que a camada mais baixa da atmosfera terrestre, chamada troposfera, está se expandindo. Além de revelar a crescente velocidade com a qual o fenômeno tem ocorrido, a pesquisa também aponta as mudanças climáticas como principal impulsionador desta alteração.

As mudanças climáticas, provocadas pelas atividades humanas que, desde a Revolução Industrial, lançam uma grande quantidade de gases de efeito estufa para a atmosfera, já podem ser percebidas em diversas partes do planeta. A pesquisa analisou as medições realizadas por balões meteorológicos nas últimas quatro décadas, no hemisfério Norte, e descobriu que a troposfera está se expandindo a uma taxa média de 50 metros por década.

Continua após a publicidade

A troposfera se estende desde o nível do mar a uma altitude que muda de 7 km acima dos polos até 20 km quando acima dos trópicos — e é nela que podemos respirar. Quando aquecida, ela se expande, e se contrai quando está frio, por isso seu limite superior, chamado tropopausa, varia de acordo com as estações. O coautor do estudo, Bill Randel, do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR, na sigla em inglês), disse que este é um sinal inequívoco de mudança na estrutura atmosférica.

Os resultados do estudo só corroboram ainda mais as muitas evidências que revelam as mudanças climáticas e os gases de efeitos estuda como transformadores da atmosfera. Ele e sua equipe analisaram dados como pressão, temperatura e umidade — entre 20 e 80° de latitude norte — combinados com medições de GPS. Os pesquisadores perceberam que, conforme as quantidades de gases de efeito estufa aumentam e passam a aprisionar mais calor na atmosfera, a tropopausa está se expandindo como nunca.

Segundo os autores, enquanto a tropopausa aumentou uma média de 50 metros por década entre os anos 1980 e 2000, ela passou a crescer uma média de 53,3 metros por década entre 2001 e 2020. Eles também consideraram eventos naturais como erupções vulcânicas e o El Niño — o qual aqueceu o Pacífico periodicamente na década de 1990. Ainda assim, eles concluíram que a atividade humana foi responsável por até 80% de todo aumento na altura da troposfera.

Continua após a publicidade

Além das mudanças climáticas, que contribuíram para a expansão da tropopausa, há outros fatores nesta equação, como o encolhimento da camada logo acima da troposfera, a estratosfera, provocado pela liberação de produtos químicos baseados em clorofluorocarbonetos (CFCs) — principais agentes destruidores da camada de ozônio. Embora as restrições destes produtos tenham diminuído a concentração de CFCs nas últimas décadas, eles perduram por muitos anos na atmosfera.

Ainda não há como saber exatamente os efeitos do crescimento da tropopausa no clima terrestre, mas os pesquisadores acreditam que, por exemplo, os aviões serão obrigados a voar mais alto para evitar turbulência.

O estudo foi publicado na revista Science Advances.

Fonte: Space.com, UCAR