Publicidade

Erupção no Etna era prevista mas coloca turistas para correr; veja as imagens

Por  | 

Compartilhe:
Aron Marinelli/Unsplash
Aron Marinelli/Unsplash

Nesta segunda-feira (2), uma erupção no Etna assustou a população e os visitantes da ilha da Sicília, na Itália. A atividade sísmica começou nas primeiras horas da madrugada, com explosões cada vez mais fortes, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV). O evento se deu na borda sudeste, onde já se conhecia uma abertura com cerca de 200 metros de largura.

Por enquanto, acreditam que o colapso de parte do cratera possa ter originado o fluxo de rochas, gás e cinzas. Apesar do potencial destrutivo desse tipo de material, não houve registro de danos graves ou ameaça iminente às comunidades próximas.

Câmeras térmicas registraram a transição da atividade para uma verdadeira fonte de lava, enquanto o tremor vulcânico atingiu níveis elevados, com deformações perceptíveis no solo em alguns pontos de monitoramento. Um comunicado do INGV confirmou colapso parcial na cratera sudeste do Etna e elevação da atividade explosiva:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
O INGV - Observatório Etneo informa que imagens das câmeras do sistema de vigilância mostram, às 11h24 (horário local), um fluxo piroclástico provavelmente causado pelo colapso de material no flanco norte da Cratera Sudeste. De observações preliminares, o material piroclástico quente não parece ter ultrapassado a borda do Vale do Leão. Ao mesmo tempo, a atividade explosiva da Cratera Sudeste evoluiu para uma fonte de lava.

O tremor vulcânico atingiu valores muito altos, com localização do centroide das fontes na área da Cratera Sudeste. A atividade infrassônica também está elevada, com eventos localizados na mesma região. O sinal de deformação da estação DRUV continua seguindo a tendência de variação iniciada com a atividade. As demais redes de monitoramento das deformações não apresentam variações significativas.

Vídeos publicados nas redes mostram em detalhes a erupção:

Em alguns registros compartilhados nas redes sociais, também podemos ver pessoas fugindo assustadas ao se deparar com a situação:

Continua após a publicidade

As autoridades pedem cautela e recomendam que turistas evitem subir além do limite da Valle del Leone, onde normalmente terminam os passeios guiados.

Vale lembrar que as erupções do tipo stromboliana, como essa, são comuns no Etna e caracterizadas por explosões intermitentes causadas pelo acúmulo de gases. Uma alerta vermelho chegou a ser emitido para o tráfego aéreo, mas logo foi rebaixado após estabilização parcial da atividade.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | DEEPSEEK BLOQUEADO NA ITÁLIA

Fonte: Corriere Della Sera

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*