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Só 12% das empresas respondem primeiro contato do cliente, diz estudo

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Abril de 2022 às 19h00

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Elements/alexstand
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Apenas 12,2% das empresas B2B —isto é, que atendem a outras companhias — retornam o contato de um lead, um potencial cliente no jargão corporativo, em menos de dez minutos. O dado é de um estudo da Ramper, plataforma brasileira de prospecção e engajamento de clientes.

O levantamento, que contou com a participação de mais de 1.900 empresas brasileiras, diz que 21,7% delas costumam responder entre 11 e 60 minutos, enquanto 32,9% demoram algumas horas para retornar, e 15,5%, mais de um dia. Outras 17,8% não sabem definir o tempo preciso.

Com a demora no tempo de resposta, as companhias tendem a perder oportunidades de fechar negócios. Outro dado reforça um cenário de transformação digital ainda lento: mais de 50% das empresas disseram que ainda distribuiem seus leads entre os vendedores de forma totalmente manual ou parcialmente automatizada. A automatização completa ocorre em 20,2% dos negócios.

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“Algumas companhias têm essa etapa semi-automatizada, com um software que alerta o vendedor ou faz o envio de uma resposta padrão automática. É um processo que demanda a interferência do vendedor para que o agendamento de uma conversa aconteça. Automatizar o processo é fundamental para melhorar o tempo de resposta e as vendas”, diz Ricardo Corrêa, CEO da Ramper.

O executivo diz que o potencial cliente entra em contato com uma empresa por meio de um formulário no site oficial, pelo WhatsApp Business ou alguma outra plataforma para solicitar um orçamento. O pedido é enviado para o e-mail do vendedor, onde acaba se perdendo.

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"Geralmente, este profissional passa o dia ocupado com reuniões comerciais e consegue tomar conhecimento do e-mail apenas ao final do dia. Só depois disso é que ele responderá o lead e talvez agendará uma reunião. Neste meio tempo, o potencial cliente ficou sem resposta e pode já ter sido cativado por outra marca que respondeu com mais agilidade”, explica Corrêa. Para ele, o caminho é automatizar as etapas e garantir um tempo de resposta curto para que mais negócios sejam fechados.

Segundo um levantamento da plataforma de atendimento ao cliente Neoassist, 87% dos entrevistados esperam que uma empresa ofereça um canal de autoatendimento sem intervenção humana, e 81% querem que a central de atendimento já tenha os dados do consumidor em mãos. Veja quatro dicas para empresas melhorarem jornada dos clientes no Facebook e também como vender mais pelo WhatsApp Business.