Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 tecnologias presentes no cotidiano atual a partir da transformação digital

Por| Editado por Claudio Yuge | 22 de Fevereiro de 2022 às 20h20

Link copiado!

6 tecnologias presentes no cotidiano atual a partir da transformação digital
6 tecnologias presentes no cotidiano atual a partir da transformação digital

Os investimentos em transformação digital tiveram alta de 15,5% em 2021, de acordo com uma pesquisa da consultoria IDC. E a expectativa é de que, até 2023, os investimentos mundiais em tecnologia cheguem a US$ 6,8 trilhões (R$ 34,4 trilhões) — mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Para Andreyve Melo, cofundador da Skyline Inovação & Produçõe, a rapidez do surgimento de novos recursos tecnológicos e o impacto deles no cotidiano são cada vez maiores. “Se antes você percebia uma revolução digital a cada cinco anos, hoje isso ocorre a cada dois anos ou de um ano para outro.”

Uma das novidades que prometem afetar o comportamento humano é o metaverso. “Essa possibilidade de uma enorme plataforma mundial de realidade virtual vai revolucionar negócios, entretenimento, interações pessoais e toda a internet”, avalia. Além do metaverso, outras inovações e aprimoramentos de tecnologias já existentes prometem mudar as experiências digitais em 2022. Veja, a seguir, algumas delas.

Continua após a publicidade

1 – Inteligência artificial

Apesar de já ser amplamente usada, a inteligência artificial ainda tem um leque de possibilidades quase ilimitado. “Para os próximos anos, muitas soluções digitais devem ter esse conceito como base”, explica Melo. “O machine learning, uma subcategoria da inteligência artificial, vai permitir que máquinas se adaptem a novos cenários de forma independente: o próprio equipamento vai poder criar soluções quando não houver programação definida ou reação prevista.”

2 – Serviços remotos

Continua após a publicidade

A pandemia demonstrou que muitos serviços podem ser prestados de forma remota. Com a internet 5G, consultas médicas pelo celular e cursos remotos serão cada vez mais rotineiros. “Já existem ferramentas digitais para o mercado imobiliário que permitem que um corretor de imóveis apresente, de qualquer lugar, opções com uma riqueza de detalhes que não conseguiria de forma presencial”, afirma Gabriel Caixeta, cofundador da Skyline Inovação & Produções.

3 – Dinheiro 100% digital

O sistema de pagamento instantâneo (Pix) é uma grande revolução no sistema financeiro. “O Pix pode decretar a extinção do dinheiro em espécie e do dinheiro de plástico (os cartões de crédito e débito). Uma de suas grandes vantagens é que as operações financeiras terão rastreabilidade”, aponta Caixeta. “Ao mesmo tempo, é necessária mais atenção porque os golpes continuarão e serão adaptados”, pondera.

4 – Hiperautomoção

Continua após a publicidade

A hiperautomação é a união de tecnologias de automação com inteligência artificial. Segundo Caixeta, com o 5G essa tendência deve ter destaque no desenvolvimento de soluções digitais. “A automação avançada permite que os clientes tenham uma melhor experiência no consumo de produtos e serviços e na interação com diferentes interfaces de negócio”, diz. “É importante que empresas e gestores busquem redesenhar processos com base na experiência do cliente.”

5 – Experiência por voz

Hoje em dia, falamos cada vez mais com os assistentes de voz, que ganham espaço nos serviços de atendimento ao cliente. Isso porque, além de práticos, trazem redução de custos operacionais. “E essa ferramenta já é usada em automação doméstica: pela internet, é possível comandar vários equipamentos de uma casa”, ressalta Caixeta.

6 – Holografia

Continua após a publicidade

A holografia é outra tecnologia que desponta no dia a dia e pode ganhar muitos usos. Especialistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveram um sistema de holograma que pode ser tocado e sentido, algo semelhante aos “holodecks” dos filmes Star Trek. Chamada inicialmente de “aerofática”, a tecnologia usa jatos de ar para oferecer a sensação do toque e permite sentir, por exemplo, dedos, mãos e pulsos da imagem.