Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mac OS 8 vira app que roda no Windows, Linux e no próprio Mac; como baixar

Por| 02 de Agosto de 2020 às 12h00

Link copiado!

felixrieseberg
felixrieseberg

O ano era 1997, precisamente o mês de julho, quando a Apple lançou no mercado o Mac OS 8, sistema operacional esse que se tornou o primeiro software mais vendido da companhia com 1,2 milhões de cópias comercializadas em apenas duas semanas. Agora, graças aos esforços da comunidade de desenvolvedores, é possível que mais pessoas usem o saudoso SO.

Isso porque o desenvolvedor Felix Rieseberg, que trabalha para a empresa dona do Slack, aproveitou seu tempo livre durante o período de isolamento social e converteu o Mac OS 8 em um aplicativo que você pode baixar e instalar no próprio MacOS, Windows ou Linux.

De acordo com Rieseberg, que também já transformou o Windows 95 em um app, o programa foi escrito em JavaScript e tem como base o Electron, um framework de código aberto que possibilita a criação de programas para desktop com padrões direcionados à Web, como HTML e JavaScript.

Continua após a publicidade

No app, que utiliza a máquina virtual para emular um Macintosh Quadra 900 com a CPUMotorola 68040 de 25 MHz, é possível experimentar as versões mais antigas do Internet Explorer e Netscape, porém, o desenvolvedor alerta que, pelo fato da internet de 23 anos atrás ser bem diferente desta que temos hoje, não seria possível abrir nem o Google.

Graças a um CD de demonstração antigo do MacWorld de 1997 também dá para se divertir com jogos clássicos como Duke Nukem 3D, Civilization II, Dungeons & Dragons, Oregon Trail, Alley 19 Bowling e Damage Incorporated, além de outros softwares/utilitários como o Photoshop 3, Premiere 4, Illustrator 5.5 e StuffIt Expander.

Como instalar o aplicativo do Mac OS 8?

Continua após a publicidade

Consegui instalar o aplicativo macintosh.js no meu notebook com Windows 10 sem dificuldades. Apesar de antigo, o sistema operacional rodou bem e, assim como o alerta do desenvolvedor, não foi possível abrir o navegador do Google. Contudo, joguei Alley 19 Bowling e abri o Photoshop 3. Foi bem legal!

Aos interessados em conhecer como eram os softwares daquela época ou até mesmo relembrar os velhos tempos, o programa pode ser baixado gratuitamente no GitHub e pesa apenas 250MB.

Vale ressaltar que este projeto é fornecido apenas para fins educacionais e não foi aprovado pela Apple, ok? Após experimentar, não deixe de comentar as suas impressões no espaço aberto para os comentários!

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge