Como usar o VoiceOver para controlar o Mac por voz

Como usar o VoiceOver para controlar o Mac por voz

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 10 de Junho de 2021 às 13h50
Imagem: Jourdan Wee/Pexels

Não é comum vermos empresas de tecnologia focar suas atenções em quesitos de acessibilidade. Enquanto algumas se limitam a recursos básicos, como gestos para acessar funcionalidades específicas, a Apple foi além com o recurso de VoiceOver, ou Controle por voz, que torna o iPhone, iPad e Mac completamente acessíveis a usuários com dificuldades motoras.

Com o VoiceOVer, o usuário pode utilizar o computador apenas usando comandos de voz para executar facilmente tarefas que exigiriam teclado e mouse, como editar texto, criar pastas, acessar apps, navegar pelo Safari, entre outros. Além disso, o recurso fica sempre ativo para dar mais praticidade, basta dar um comando a qualquer hora.

Embora esteja disponível para todos os usuários nas três plataformas citadas na introdução, apenas o Mac conta com o recurso em português. Por isso, vamos focar a atenção no macOS e te ensinar como ativar o VoiceOVer, os comandos que podem ser utilizados e como criar seu próprio comando.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Antes de começarmos, confira o emocionante vídeo promocional da Apple lançado na WWDC 19, ano de lançamento do VoiceOver, mostrando na prática como o recurso funciona de forma tão simples por uma pessoa com necessidades especiais.

Agora sim, confira o nosso tutorial do VoiceOver no macOS.

Iniciando o VoiceOver no Mac

Passo 1: abra o menu Apple, no topo da tela, e vá em "Preferências do Sistema..." > "Acessibilidade".

Nas preferências do Mac, acesse o menu de "Acessibilidade" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: na barra lateral, clique em "Controle por Voz". Depois, selecione "Ativar Controle por Voz". Use a senha de desbloqueio para autenticar o comando.

Use um Apple Watch para validar a autenticação do Comando por Voz - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Caso tenha sido sua primeira ativação, pode ser que precise estar conectado à internet para baixar arquivos de idioma. Assim que o VoiceOver estiver pronto, um ícone de microfone aparecerá na tela indicando o nível de volume.

O microfone no canto da tela mostra se o recurso está recebendo sinal de voz - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Ainda na seção de "Controle por Voz", em "Acessibilidade", note que você pode alterar a opção de microfone e idioma. Realize as alterações que forem necessárias nessa tela, principalmente se o "Português (Brasil)" não estiver selecionado ou você queira utilizar um dispositivo externo de captação de voz.

Altere o microfone e/ou idioma se for necessário - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Também é possível escolher uma forma de sobreposição para facilitar a navegação pela tela. A primeira opção, "Número dos itens", mostra um número para cada ação possível de realizar no desktop, indicado para situações mais complexas, como textos com formulários ou em páginas da internet. A segunda opção, "Grade Numerada", deve ser usada para casos em que o VoiceOver não reconhece o clique para um recuso de um app.

Escolha uma forma de sobreposição da tela para navegação - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Conhecendo os comandos do VoiceOver

Clique no menu "Comandos" para visualizar a janela com lista de todos os comandos que podem ser usados pelo VoiceOVer. Existem diversas funções que abrangem a maioria das necessidades de um usuário comum: Navegação Básica, Sobreposiçõe e Mouse, Ditado, Seleção de Texto, Navegação de Texto, Edição de Texto, Apagamento de Texto e Acessibilidade. Porém, caso você queira adicionar comandos extras para aprimorar o uso, basta clicar no botão "+", abaixo da lista.

Crie um comando novo para o VoiceOVer - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Usando o VoiceOver

Após configurar corretamente o VoiceOver, você já pode usar comandos de voz para usá-lo. Se você não se lembrar de algum comando, diga "Mostrar Comandos" para exibir a tela com a lista completa. Abaixo, selecionamos alguns exemplos para você utilizar.

  • Abra um aplicativo dizendo "Abrir ". Por exemplo: "Abrir Música", ou "Abrir Calendário".
  • Busque por uma informação no Spotlight, basta dizer "Buscar no Spotlighit. Você pode pedir algo como: "Buscar cotação do dólar no Spotlight".
  • Navegue por Sobreposição, diga "Mostrar números" e escolha o número desejado para acessar. Caso queira ocultá-los, basta dizer "Ocultar números".
  • O cursos do mouse é uma referência para o controle do Mac por voz, se precisar rolar uma tela, mova o cursor com a voz dizendo "Mova o cursor 10 pixels à direita" e, ao chegar no local, diga "Role para baixo/cima".
  • Diga "Colocar Mac em repouso", caso queira encerrar as atividades no computador. Para despertá-lo novamente, diga "Despertar" ou "Despertar Mac".
Utilize o VoiceOver e escolha a sobreposição ideal para facilitar o uso do macOS pela voz - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Muito legal, não é mesmo? O VoiceOver é incrivelmente completo e ajuda a tornar o computador mais amigável para quem precisa de recursos de acessibilidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.