Como desativar o brilho automático do Mac

Como desativar o brilho automático do Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 11 de Agosto de 2021 às 13h30
Foto: Ash Edmonds (Unsplash)

Ao utilizar o MacBook para trabalhar em diferentes lugares da sua casa ou do seu local de trabalho, a quantidade de luz a qual a tela do seu notebook vai estar exposta definitivamente vai variar bastante.

Mesmo que a sua máquina da Apple esteja fixa em um local — possivelmente por não ser móvel, como um iMac, Mac Mini ou Mac Pro —, a exposição de luz provavelmente também vai ser consideravelmente alterada, seja durante as transições da hora do dia ou ao trabalhar durante a noite.

Por conta destas situações do cotidiano, o recurso de brilho automático da tela vem ativado como padrão de fábrica no macOS, reduzindo ou aumentando a intensidade do brilho quando o sistema detectar necessidade para isso.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No entanto, é possível que você prefira manter o controle da intensidade do brilho de forma manual, ajustando você mesmo quando julgar necessário, seja através do atalho na barra de menus, da Central de Controle do macOS, ou dos botões do teclado integrado, no caso do MacBook.

Veja abaixo como desativar o brilho automático do seu Mac:

Passo 1: entre nas Preferências do Sistema do seu Mac, e clique em "Telas".

Vá em Preferências do Sistema > Telas. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: desative a opção de "Ajustar brilho automaticamente". Desta forma, independentemente da exposição de luz do seu ambiente, o brilho do Mac se manterá conforme o nível configurado por você.

Desative a opção do ajuste de brilho automático. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: caso a sua máquina da Apple não seja um MacBook, você pode ignorar este e os próximos passos.

O MacBook, por utilizar uma bateria, possui um ajuste que escurece a tela ao ser desconectado da sua fonte de alimentação. O brilho da tela é automaticamente reduzido em dois níveis, independentemente de quanto esteja definido no momento.

Entre mais uma vez nas Preferências do Sistema do seu MacBook, e desta vez clique em "Bateria".

Vá em Preferências do Sistema > Bateria. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: na lateral esquerda, selecione a opção de "Bateria".

Na barra lateral, clique em "Bateria". Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: na tela seguinte, desative a opção de "Escurecer levemente a tela durante o uso da bateria". Desta forma, você vai manter o brilho atual da tela do seu MacBook mesmo ao desconectá-lo de sua fonte de alimentação para utilizar a sua bateria.

Desative a opção do escurecimento automático da tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.