Como funciona o Mission Control no Mac

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 20 de Julho de 2021 às 07h30
Imagem: Alejandro Escamilla/Unsplash

Não há nada mais improdutivo que afastar ou minimizar várias janelas do Mac para achar aquela que deseja utilizar. Usuários iniciantes do macOS, que não possuem vivência com computadores ou migraram do Windows recentemente, podem sentir dificuldade em navegar pelo sistema por desconhecer alguns de seus recursos básicos, como o Mission Control.

Não se assuste com o nome complicado, o Mission Control (ou Controle de Missão) é um recurso que definitivamente deve estar no seu repertório de comandos para facilitar o uso do Mac. Afinal, como no exemplo mencionado no início da matéria, é improdutivo e irritante procurar uma janela de forma desorientada na tela e não conseguir organizá-los.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por isso, ao ativar este recurso, todas as janelas abertas no desktop estarão expostas na tela para você alternar facilmente entre elas. Simples, não é mesmo? Embora básico, ele ajuda bastante a organizar melhor suas tarefas rotineiras. Saiba como abrir o Mission Control e todas as funcionalidades que o recurso oferece.

Abrindo o Mission Control

Tendo em vista a sua importância no sistema, são diversos os métodos para abrir o Mission Control no Mac, confira abaixo:

  • Arraste para cima com três dedos no trackpad.
  • Toque duas vezes, com dois dedos, na superfície do Magic Mouse.
  • Com o teclado Apple, pressione F3; em um teclado comum, pressione ⌃ Control + seta para cima.
  • Clique no app Mission Control, basta ir na sua pasta Aplicativos (no Finder) ou pelo Launchpad.
Abra o Mission Control para visualizar as janelas e mesas no Space - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Adicionando espaços no Mission Control

No Mission Control, além de alternar entre as janelas facilmente, você também pode adicionar e ter acesso rápido à barra Spaces, local em que ficam os espaços criados, ou mesas, como se tivessem várias telas diferentes. Você pode utilizar estes ambientes como desktop para lazer, trabalho, estudo, entre outros.

Para abrir um novo espaço, abra o Mission Control. Em seguida, clique no símbolo de "+" no canto direito da tela.

Adicione uma nova mesa no Spaces do Mission Control - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Depois de criar um espaço, você pode alternar entre eles clicando nas miniaturas na parte superior da janela do Mission Control. Você também pode alternar de maneira mais ágil arrastando quatro dedos no trackpad, ou dois dedos no Magic Mouse, para esquerda ou direita. No teclado, pressione ⌃ Control + seta para a direita ou para a esquerda.

Movendo janelas para o Spaces do Mission Control

Além de dividir em mesas, você pode adicionar uma janela inteira no Spaces do Mission Control, colocando-a em tela cheia. Para isso, basta abrir o Mission Control e arrastar a janela para um espaço vazio na barra Spaces.

Adicione uma janela ao Space do Mission Control - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Caso queira arrastar outra janela na mesma em tela cheia movida anteriormente, elas dividirão o espaço em modo Split View.

Divida a tela facilmente pelo Split View arrastando uma janela no Space para outra em tela cheia - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Reordenando ou removendo um espaço do Mission Control

Você pode alterar facilmente a ordem que está montada no Spaces arrastando uma miniatura para a esquerda ou direita no espaço da barra. Caso queira remover uma miniatura, pressione a tecla ⌥ Option e, depois, clique no botão "x" ou no representado por duas setas. Todas as janelas serão redirecionadas para o primeiro espaço do desktop.

Clique nos botões em cada miniatura para remover uma janela do Spaces - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Editando as preferências do Mission Control

Os ajustes do Mission Control podem ser editados facilmente às suas preferências. Basta abrir o aplicativo Preferências do Sistema e, depois, ir em "Mission Control". Algumas modificações podem ser muito úteis para aprimorar a experiência do recurso, como ativar o agrupamento de janelas por app ou modificar o atalho do teclado para abrir o Mission Control.

Edite as preferências do Mission Control - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Nesta tela, você pode configurar os Cantos de Acesso Rápido. Com ele você pode acessar diversas funções do sistema apenas arrastando o mouse para o canto da tela. Clique no link com a matéria que preparamos no Canaltech para aprender mais sobre esta função.

O que achou do Mission Control? Aproveite todos os benefícios deste recurso básico do Mac para aprimorar sua usabilidade com o sistema da Apple!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.