Como dividir a tela do Mac e ter mais produtividade

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 20 de Julho de 2021 às 12h10
Foto: AltumCode (Unsplash)

Ao utilizar o Modo Tela Cheia do macOS, é possível abrir um programa ou aplicativo ocupando toda a tela do seu Mac, ocultando de forma automática o Dock e a barra de menus, de modo que você possa focar melhor no app em questão.

O que poucos usuários sabem é que é possível juntar dois aplicativos abertos no Modo Tela Cheia em uma mesma tela através do Mission Control, ou seja, dividir a tela do seu Mac de forma que você possa visualizar e trabalhar com dois apps diferentes, ganhando muito mais produtividade para suas tarefas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

E não apenas isso, mas você pode também, caso queira, redimensionar os espaços da tela, aumentando o do app da esquerda ao mesmo tempo em que "espreme" o app da direita e diminui o seu espaço.

Aprenda a dividir a tela do seu Mac utilizando o Mission Control e tenha muito mais produtividade no seu dia a dia:

Passo 1: na lista de aplicativos do seu Mac, abra o Mission Control, ou então, ative o comando do recurso em seu Mac.

Para fazer isto, basta arrastar de três a quatro dedos de baixo para cima no trackpad do seu MacBook (caso o seu MacBook não esteja com o trackpad devidamente configurado, veja como fazer).

Também é possível abrir o Mission Control através dos cantos de acesso rápido, seja através de um iMac, MacBook, Mac Mini ou Mac Pro (veja como fazer).

Abra o Mission Control em seu Mac. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: com o comando do Mission Control ativado, todas as janelas abertas na Mesa (Desktop) vão se destacar à frente na tela, incluindo pastas do Finder ou aplicativos, enquanto uma barra no topo da tela vai listar todos os aplicativos abertos no Modo Tela Cheia.

Suba o cursor do mouse até esta barra para ver as miniaturas dos apps abertos no Modo Tela Cheia.

Suba o cursor até a barra de apps abertos no Modo Tela Cheia. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: arraste a miniatura de um dos aplicativos abertos no Modo Tela Cheia em direção ao outro com o qual deseja dividir a tela do seu Mac. Um ícone de "+" vai aparecer, indicando que eles serão unificados em uma mesma tela.

Arraste um app sobre o outro no Mission Control. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: com um aplicativo devidamente sobrepondo o outro, solte o clique.

Solte o clique com um app sobrepondo o outro. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: você vai ver que eles estão agora dividindo a mesma tela. Os nomes dos programas, logo abaixo da tela, também vai indicar que se trata de uma tela em que ambos os apps estão abertos no Modo Tela Cheia.

A tela vai se dividir com os dois apps abertos no Modo Tela Cheia. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: ao entrar na tela dividida, você vai poder visualizar e trabalhar com ambos os aplicativos abertos.

Você poderá visualizar e trabalhar com os dois apps da tela dividida. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: localize, na linha divisória entre os dois aplicativos, uma barra de redimensionamento. Ao passar o mouse sobre ela, o cursor vai se transformar em uma seta com sentido para o lado direito. Clique na barra de redimensionamento e arraste para a direita para aumentar o espaço do app do lado esquerdo da tela.

Na linha divisória entre os dois apps, arraste a barra de redimensionamento para a direita. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: e pronto, o app à esquerda da tela dividida vai ocupar mais espaço do que o que está no lado direito.

Agora, o app do lado esquerdo vai ocupar mais a tela dividida do que o app à direita. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.