O que fazer quando o Mac não desliga

O que fazer quando o Mac não desliga

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 09 de Agosto de 2021 às 16h40
Foto: Brandon Romanchuk (Unsplash)

Mesmo máquinas potentes como os computadores da Apple também estão suscetíveis e vulneráveis a eventuais travamentos, congelamentos da tela e paralisações totais do sistema operacional.

Independentemente do motivo que fez com o seu macOS saísse dos trilhos, reiniciá-lo geralmente costuma resolver bem os problemas, normalizando a situação. Mas, e se o seu Mac não fizer nem menção de desligar, mesmo que você o acione para isso?

Também é possível que, em uma rara situação, a tela da sua máquina simplesmente congele e você não consiga sequer mover o cursor pela tela, de modo a tentar reiniciá-la ou desligá-la.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Estes contextos atípicos podem eventualmente acontecer com você. Por isso, entenda melhor abaixo o que fazer quando o seu Mac não desligar:

Passo 1: clique e mantenha pressionado o botão de ligar do seu Mac até que a tela se apague, isto vai forçar a reinicialização do sistema operacional. Pode ser que você ouça o som de um clique no momento em que monitor se desligar.

Caso seja um MacBook, o botão estará localizado no próprio teclado integrado, na área do canto superior direito. Caso se trate de um iMac, o botão estará localizado atrás do monitor. Caso seja um Mac Mini ou Pro, o botão estará localizado na parte de trás da máquina.

Passo 2: aguarde, pelo menos, entre 30 segundos e 1 minuto antes de religar o seu Mac.

Passo 3: este passo é sugestivo. Caso queira testar se o funcionamento pleno do seu computador retornou, aguarde que ele religue normalmente e desligue-o da forma correta, clicando no ícone de maçã  na barra de menus, e depois em "Desligar".

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.