Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linux 5.16 é lançado com importantes melhorias para gamers e mais drivers

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Janeiro de 2022 às 08h38

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Linux recebeu a atualização do kernel para a versão 5.16 com algumas novidades que trazem um pouco mais de estabilidade e compatibilidade do sistema com games. Linus Torvalds anunciou o lançamento na tradicional lista de discussões do sistema, após o adiamento de duas semanas devido ao Natal e ao Réveillon.

O novo Linux 5.16 apresentou um sistema de kernel chamado FUTEX2 — ou futex_waitv() — criado pela Collabora no intuito de aprimorar a experiência de jogos no Linux. A ideia é trazer maior compatibilidade para games do Windows executados via Wine: o FUTEX2 permite que múltiplos "futexes" em uma única chamada, o que deve reduzir a utilização da CPU e aumentar o FPS em muitos títulos, inclusive via Steam.

Continua após a publicidade

Além disso, o relatório de integridade do sistema de arquivos recebeu um impulso graças a uma nova API baseada no fanotify, embora isso esteja restrito ao formato EXT4 no momento. Esse ajuste melhorará o monitoramento da integridade do sistema, pois haverá a registro a partir da ocorrência do primeiro erro até a última notificação, com a manutenção de uma contagem de falhas adicionais.

Como de costume, esse atualização do kernel melhora o suporte gráfico do Linux. A novidade é o suporte ao DisplayPort 2.0 para o driver da GPU AMD, associado às placas de última geração. Houve também a introdução de mais aprimoramentos para gráficos DG2/Alchemist e suporte estável para gráficos Intel Alder Lake S.

Além disso, o Linux 5.16 trouxe também as seguintes melhorias:

  • Suporte para instruções Intel AMX
  • Agendador de tarefas para 'clusters' de CPU compartilhando cache L2/L3
  • Recurso de gerenciamento de memória 'Memory Folio'
  • Recuperação de memória proativa baseada em DAMON
  • Gerenciamento aprimorado de congestionamento de gravação
Continua após a publicidade

Linux para gamers?

O Linux 5.16 introduziu o suporte para os Joy-Con e Pro Controler, ambos da Nintendo. Assim, você poderá curtir seus games favoritos com o controle de uma das empresas mais amadas do mundo. Houve, ainda, a adição de drivers para suportar a revisão de 2021 do Apple Magic Keyboard e o novo Realtek 802.11ax.

Em termos de compatibilidade com dispositivos, o kernel melhorou o suporte para o Surface Pro 8 da Microsoft, Surface Laptop Studio e Surface Go 3. Os botões laterais do mouse sem fio Xiaomi Mi agora devem funcionar como pretendido, assim como os leds do controle DualSense do PlayStation 5. A experiência de uso para os recentes tablets Intuos da Wacom e o Nitrokey FIDO U2F foram aprimoradas como nunca.

Continua após a publicidade

Por fim, cabe ressaltar que o Linux trouxe ainda dezenas de pequenos ajustes e atualizações no sistema de arquivos, coração do kernel, novos drivers e melhorias no suporte a redes.

Como baixar o Linux 5.16

O Linux 5.16 é um software de código aberto que pode ser baixado gratuitamente no site oficial kernel.org. É provável que as distribuições de lançamento contínuo, como o Pop!_OS, atualizem seus sistemas para abranger a novidade nos próximos dias.

Já no caso das distros com lançamento fixos, como o Ubuntu, a inclusão levará mais algum tempo — embora seja possível instalar o kernel da linha principal sem suporte oficial ou garantia de estabilidade, o que não é recomendado para usuários comuns.

Continua após a publicidade

Fonte: LKML.org