Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linux Mint 20.3 é lançado com novo visual, melhorias em apps e mais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Janeiro de 2022 às 17h53

Link copiado!

Divulgação/Linux Mint
Divulgação/Linux Mint

O Linux Mint 20.3 foi lançado em versão estável nesta quarta-feira (5). A distribuição do Sistema do Pinguim, agora construída sobre o Ubuntu 20.04.5 LTS, apresenta novo visual, mais aplicativos em tema escuro por padrão, melhorias em programas nativos e, claro, mais tempo de suporte.

Novo visual

Das mudanças, a mais evidente fica para o novo design do Mint. A atualização 20.3 tira a característica cor verde de elementos secundários da interface substituindo-a por cinza, ao mesmo tempo que deixa a barra de título mais grossa, com botões de controle de janela maiores (mais fáceis de clicar, inclusive).

Continua após a publicidade

Seguindo a tendência, o tema Mint-Y também abraça os cantos arredondados para janelas por padrão, assim como outras distros Linux e o Windows 11. A mudança não se aplica somente às janelas de seções nativas, mas também aos apps que são abertos nele.

Mais papeis de parede

Uma galeria inteira foi adicionada ao Mint 20.3 para redecorar a Área de Trabalho do computador. Vale dar uma olhadinha na coletânea de papeis de parede adicionados ao sistema para, quem sabe, definir um visual novo.

Continua após a publicidade

Melhorias em aplicativos

Por falar em aplicativos, eles também passaram por ajustes para se adequar às demais distros: aplicativos multimídia (como o visualizador de fotos nativo e o app de streaming Hypnotix) são exibidos por padrão na paleta escura, tal qual acontece no Ubuntu, por exemplo.

Para facilitar o gerenciamento de arquivos, o Nemo passou a incluir mais uma alternativa para quando um arquivo é movido/copiado em uma pasta que contenha outro documento de mesmo nome. Além de “Pular” e “Sobrescrever”, o usuário pode escolher “Renomear” para dar um novo título ao ficheiro que está de mudança e evitar a redundância.

O calendário embutido no sistema também passou a ser mais útil e agora exibe eventos associados ao usuário num clique. Há suporte para diferentes agendas online, incluindo o Google Agenda.

Continua após a publicidade

Aos leitores de plantão, há o novo Thingy. O app é um agregador de documentos salvos no PC, ideal para quem lida com muita papelada virtual ou curte leitura digital. Ele mostra os textos favoritos, destaca o progresso de leitura e marca a última página lida automaticamente.

O aplicativo de anotações, Sticky Notes, ficou mais prático também: o usuário pode usar uma barra de pesquisa para encontrar bilhetes salvos e poupar o tempo da busca manual. Além disso, ajustes para o tamanho da fonte foram adicionados no menu de contexto das notas.

Suporte do Mint 20.3

Continua após a publicidade

Por ser construído sobre o Ubuntu 20.04.5 LTS, o Mint 20.3 é fortalecido pelo kernel Linux 5.4, versão lançada em abril de 2020, e exibida na interface Cinnamon 5.2. O programa utilitário Flatpack também foi atualizado para a compilação 1.12.

A entrega de atualizações e correções de segurança para o Mint 20.3 acontecerá até 2025 (sem data específica).

Como baixar o Mint 20.3

O download da versão 20.3 do Linux Mint não é destacado no site oficial da distro no momento da elaboração deste artigo, mas dá para baixar a partir de sites alternativos oficiais. O processo de instalação é o mesmo: embale o arquivo ISO num dispositivo USB e torne-o bootável com algum programa, como o Etcher, e reinicie o computador com o pendrive já plugado, alterando as preferências de boot.

Continua após a publicidade

Fonte: Linux Mint Institute