Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Software pode ter sido o pivô de briga entre Qualcomm e Apple

Por| 21 de Janeiro de 2019 às 20h20

Link copiado!

CNN
CNN

Como já sabemos, a Apple e a Qualcomm travam uma intensa batalha judicial relativa ao não pagamento dos valores de licença exigidos pela Qualcomm para a liberação de uso dos modems da empresa nos iPhones da Apple, e que já fez com que com que alguns modelos do iPhone fossem proibidos de ser vendidos na China e na Alemanha. Mas, de acordo com alguns e-mail confidenciais aos quais a Bloomberg teve acesso, o verdadeiro motivo da briga entre as empresas pode ter sido não somente as licenças, mas também um software da Qualcomm.

Em uma série de e-mails apresentados durante a audiência onde a FTC (Federação de Comércio dos Estados Unidos), que move um processo contra a Qualcomm acusando-a de práticas de monopólio, Jeff Williams (executivo da Apple) e Steve Mollenkopf (CEO da Qualcomm) conversavam sobre deixar de lado as animosidades da disputa judicial e fechar um acordo para a Qualcomm continuar fornecendo chips de modem para os iPhones, em um acordo no valor de U$ 2 bilhões.

Em resposta, Mollenkopf afirmou que estava disposto a deixar de lado as animosidades da disputa e fechar um contrato com a Apple, mas a empresa precisava dar garantias de que a outra não iria vazar o código proprietário da Qualcomm usado para customizar os chips de modem — algo que a empresa já vinha acusando a Apple de fazer há algum tempo. E que, apesar de Williams prometer que colocaria firewalls nos computadores dos engenheiros que trabalhavam com o chip, o CEO da Qualcomm via um certo escárnio nas respostas de Williams, já que não era a primeira vez que ele reclamava do vazamento de informações do código proprietário dos modems e a Apple nunca tomou nenhuma atitude para evitar esses casos em modelos anteriores dos chips.

Apesar disso, Mollenkopf concordou em fornecer os códigos que a Apple precisava sob uma promessa de que a empresa compraria da Qualcomm metade dos modems que seriam usados nos iPhones. Mas, meses depois, a Apple lançava seus novos iPhones com a Intel como a única fornecedora de modems para os aparelhos, e a Qualcomm abriu um novo processo contra a Apple, acusando-a de usar seu código proprietário para melhorar a capacidade dos modems da Intel.

Continua após a publicidade

Ainda que os e-mails mostrem que a briga entre as empresas pode ter sido por um motivo que até então todos desconheciam, vale ressaltar que a Bloomberg teve acesso a apenas alguns pedaços de toda a conversa entre o CEO da Qualcomm e o executivo da Apple, e conversas entre ambos aconteceram também em ligações telefônicas, além de e-mails. Então, pode ainda haver mais elementos nessa história que nunca iremos conhecer.

Fonte: Bloomberg