Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em depoimento ao Congresso dos EUA, Tim Cook ressalta "mediocridade" da Apple

Por| 29 de Julho de 2020 às 15h57

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Nesta quarta-feira (29), líderes das quatro maiores empresas de tecnologia do mundo, Google, Apple, Amazon e Facebook, estão prestando depoimento no Subcomitê do Poder Judiciário do Senado dos EUA em Política Antitruste, Política de Concorrência e Direitos do Consumidor (House Judiciary Antitrust Subcommittee). As companhias estão sendo investigados pelo poder que exercem no mercado e estão respondendo perguntas difíceis sobre seu suposto domínio no setor. Para assistir os depoimento ao vivo, clique aqui.

O CEO da Apple, Tim Cook, foi um dos primeiros a ser ouvido e iniciou o comentário com uma verdade incoveniente para a empresa, mas bastante relevante para a ocasião: "a Apple não domina em nenhum dos mercados em que atua. Isso não apenas em relação ao iPhone, mas a todas as categorias de produto", disse.

O executivo não está mentindo por completo. O Android domina como sistema operacional nos smartphones mundiais, os Macs perdem para o Windows em todo o globo, e a Huawei ultrapassou a maçã em vendas globais de smartphones, ficando em segundo lugar, atrás somente da Samsung, de acordo com informações da Canalys e da Strategy Analytics.

Mas, o relatório da Strategy Analytics revela que a maçã é dominante quando o assunto é relógio inteligente. Dados sobre as vendas no primeiro trimestre de 2020 mostram que a companhia detém 55% de participação do mercado global, tendo vendido 7,6 milhões de Apple Watches no período. Além disso, outro estudo, desta vez da Omdia, mostrou o iPhone 11 no topo da lista dos mais vendidos no primeiro trimestre do ano.

Continua após a publicidade

E o ranking dos celulares acima de US$ 400 (chamados de Premium) mais vendidos globalmente, entre janeiro e março de 2020, tem os três modelos mais recentes do iPhone e o iPhone XR no topo. As fabricantes de celulares venderam 13% menos modelos premium no primeiro trimestre de 2020 em comparação ao ano passado, de acordo com um estudo da Conterpoint Research. Mesmo assim, a categoria ainda responde por quase um quarto da indústria de smartphones, e a Apple é a grande líder, com quatro modelos no top 5.

O Canaltech está acompanhando os depoimentos das Big Techs e irá publicar as principais novidades. Fique ligado!