5 jogos no estilo Battle Royale para celular

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 19 de Julho de 2021 às 19h40
twenty20photos

A competição faz parte do ser humano, algo instintivo, que nos dá força e nos direciona a algum objetivo. Competir pode ser saudável, pois nos impulsiona a melhorar e conquistar o que desejamos. Segundo a Dra. Ana Escobar, docente da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) é um estresse canalizado para atitudes esportivas que promovem o bem-estar de todos.

A mesma lógica se aplica a jogos eletrônicos. Em essência, todos os jogos são competições já que o jogador precisa enfrentar desafios e obstáculos, muitas vezes com níveis povoados de inimigos, para atingir o objetivo. Um dos principais gêneros dos jogos eletrônicos atualmente é o Battle Royale, que move multidões de fãs e com cenário competitivo gigantesco.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Free Fire

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: para Android e 1,8 GB para iOS (versão 1.62)

Esperneiem o quanto quiserem, mas "FF" significa Free Fire. O tempo passa, queridos jogadores. A produção da Garena, produtora situada em Singapura, superou 1 bilhão de downloads na Play Store se tornando o primeiro jogo do gênero a superar a marca na plataforma. O jogo se mantém relevante com diversos eventos colaborativos, como Attack on Titan e Street Fighter, atraindo não só os jogadores ativos mas também pessoas de outros meios.

Com aspecto visual leve, diversos aparelhos são capazes de rodar o jogo que conta com grande variedade de personagens carismáticos com habilidades específicas para que o jogador se adeque aos diferentes estilos de jogo possíveis. É possível jogar com até quatro amigos para fechar o esquadrão e tacar o terror em Kalahari.

Embarque na competição do sucesso da Garena (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Fortnite

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 9,0 GB (versão 17.10)

Assim como Free Fire, o jogo da Epic Games é um marco na indústria de jogos eletrônicos e sua versão para os celulares levantou polêmicas ao bater de frente com outras gigantes de tecnologia com posicionamentos e críticas polêmicas. Independente da opinião, é impossível uma lista sem o gigante do setor.

Com passes de temporada que mudam a temática do jogo, o jogo é uma aula de criatividade e narrativa interativa, através de diversas atualizações que modificam algo no mapa ou introduzem uma nova arma ou utensílio, incentivando o jogador a testar suas habilidades e também convida as pessoas a explorarem os limites da criatividade do que o jogo oferece.

Também é possível encontrar conteúdos em colaboração com outras marcas, como Marvel, NFL, NBA, entre outros. Tudo isso sem dar vantagens ao jogador, só servem para te deixar estiloso enquanto constrói, atira e foge da chuva pelo campo de batalha.

Caia na ilha também nas telinhas nessa versão para celular (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Agar.io

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 40MB para Android e 80MB para iOS (versão 2.16)

Não só de tiros e explosões vive o gênero. Alguns estúdios apresentam ideias diferentes, como a Miniclip com Agar.io, que conta com mais de 100 milhões de downloads foi o primeiro da série .io que obteve grande sucesso e importância ao redor do mundo. Com design simples, é capaz de ser instalado em qualquer aparelho. Não me surpreende se uma torradeira rodar Agar.io.

A ideia do jogo é coletar as células espalhadas pelo mapa e crescer, enquanto outros jogadores fazem o mesmo, e disputar o espaço ao engolir jogadores com tamanho menor. Os dois modos de jogo funcionam de forma parecida, já que ao ser engolido perde-se e tem que voltar ao menu inicial. O modo battle royale difere-se apenas na diminuição do mapa com o tempo.

Cresça engolindo a competição nesse simples jogo capaz de rodar em qualquer aparelho (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Magica.io

  • Compatbilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 80 MB para Android e 230 MB para iOS (versão 1.4)

Munido de um Morellonomicon, uma máscara assustadora e um Anel de Tentáculos Venesosos entrei em combate no Battle Royale que une magia e um sistema de progressão ranqueada para encontrar partidas mais justas e mais desafiadoras. A proposta do jogo gira todo em cima da mágia, partindo de três elementos básicos que podem ser fundidos para melhorar suas habilidades.

O passe de batalha presente auxilia os jogadores com roupas ou objetos que potencializam seu poder ou aumentam a resistência do usuário, mas encontra equílibrio em separar por elos os jogadores, do Bronze III ao Ouro I, pareando os jogadores com outros de mesmo nível e transformando a experiência de todos em algo justo.

Despache outros players usando magia em Magica.io (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Call of Duty: Mobile

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 2,7 GB para Android e 3,5 GB para iOS (versão 1.0)

Se busca uma experiência competitiva e realista de combate, o jogo da Activison é uma das melhores disponíveis no gênero. O jogo, assim como a maioria dos Battle Royal, conta com um passe de batalha com cosméticos para te deixar estiliso enquanto luta através do gigantesco mapa.

O sitema de armamento do jogo dá liberdade ao jogador para escolher como quer que seu kit de batalha esteja. É possível possível escolher o personagem, a camuflagem para arma, veículo e itens, e o mais importante, qual arma mais encaixa no seu estilo de jogo e quais acessórios quer receber no mapa através de entregas aéreas.

É o jogo que mescla adaptação a diferentes situações, quando cai no mapa você não tem o armamento que deseja, com liberdade de personalização para que, se sobreviver tempo suficiente, pode encomendar seu kit e ficar mais confortável e melhor equipado pelo resto do jogo.

Lute contra outros jogadores no clássico da Activison (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Qual Battle Royale mais combina com você? Conta para a gente.

Fonte: Por que gostamos de competir? A competição faz bem para a saúde?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.