Publicidade

Fortnite para Android não será mais distribuído através da Google Play Store

Por| 03 de Agosto de 2018 às 14h57

Link copiado!

Fortnite para Android não será mais distribuído através da Google Play Store
Fortnite para Android não será mais distribuído através da Google Play Store

A Epic Games anunciou nesta sexta-feira (3) que não mais distribuirá o game Fortnite para Android por meio da Google Play Store. Ao invés disso, a empresa planeja distribuir o título diretamente por meio de seu site oficial. Através do website dedicado de Fortnite, até mesmo os usuários de Android poderiam baixar o jogo, bastando fazer o download do Fortnite Installer e então, rodar o app em dispositivos compatíveis.

Apesar dessa decisão ter sido anunciada, ainda não há uma data certa para o lançamento da versão Android de Fortnite, embora rumores avisem que o título chegará perto do lançamento do Samsung Galaxy Note 9, daqui a alguns dias. A Epic Games, no entanto, se recusou a falar sobre o assunto.

Esta prática de baixar instalador no site oficial do jogo é um método comum geralmente utilizado por jogos de PC, e a Epic Games se torna uma das exceções para aparelhos celulares, uma vez que a maioria dos games mobile são distribuídos através de lojas de apps como a App Store e a Google Play.

Para iOS, inclusive, o aplicativo continuará na loja da Apple porque provavelmente não existe outra forma para os usuários de iPhone, já que a Maçã é contra downloads fora de seus canais de distribuição de produtos. Já a Google, sendo uma plataforma mais aberta, deixa que esse tipo de decisão ocorra.

Continua após a publicidade

Além disso, nos PCs, Fortnite já é distribuído através do próprio aplicativo da Epic Games, ao invés da Steam. O CEO Tim Sweeney, inclusive, se pronunciou por e-mail para o The Verge, afirmando que a internet e a revolução digital felizmente permitem que “lojas físicas e distribuidores intermediários” não sejam mais tão necessários para se adquirir um produto.

Outro motivo que levou a Epic Games a esta decisão é a redução de 30% nos impostos cobrados pela Google, ainda mais considerando que o jogo é financiado por meio de compras in-app. Em consoles, o percentual cobrado não chega a ser um problema, mas em plataformas móveis, esse valor é “desproporcional ao custo dos serviços” desempenhado pelas lojas.

A respeito de questões de segurança, Sweeney afirma que não vê problemas nesse aspecto, mesmo o aplicativo perdendo a proteção atribuída pela Google. Ele ainda cita outros exemplos de jogos que prosperaram mesmo sendo distribuídos por fontes próprias, tais como a Steam: Battle.net, da Activision Blizzard, e League of Legends, da Riot Games.

Até o momento não houve pronunciamento da Google sobre esta decisão, e Sweeney diz que o lançamento de Fortnite para Android será mundial, com exceção da China. Esse mercado em específico terá um lançamento diferente em plataformas iOS e Android, em especial porque a Google Play Store não opera lá. O CEO alega que eles estão explorando outras possibilidades de distribuição, mas ainda não há nada concreto.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge