Publicidade

O que esperar do iOS 15.5

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Maio de 2022 às 10h00

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

A Apple começou a liberar as versões Release Candidate do iOS 15.5 e iPadOS 15.5 para desenvolvedores e testadores beta nesta quinta-feira (12). Essa é a última etapa antes do lançamento para os usuários finais, que ainda estão na versão 15.4.

O iOS 15.5 chega após quatro betas e vários pequenos ajustes, sem trazer nenhuma grande inovação. Essa atualização parece ter sido voltada para atender aos anseios dos desenvolvedores de programas e deixar tudo acertado para coisas futuras.

Links externos no iOS

Continua após a publicidade

A gigante de Cupertino deve lançar as bases para a funcionalidade que permitirá aos desenvolvedores de "aplicativos de leitura" — em geral, aqueles que fornecem conteúdo digital sob demanda — direcionem os usuários para criar contas ou gerenciar perfis em links externos.

Essa era uma demanda antiga de plataformas de streaming ou venda de livros digitais, já que as pessoas precisavam fazer as compras/assinaturas pelo navegador (ou por um desktop) e só então retornar para o aplicativo. Kindle, Netflix e Spotify foram ser os primeiros beneficiados lá no começo de abril.

Photo Memories

Continua após a publicidade

A Apple adicionou uma lista de "Locais Sensíveis" ao aplicativo Fotos, o que deve funcionar como uma região impedida de aparecer no recurso de memórias. São regiões relacionadas à guerra, campos de concentração e monumentos em memória ao holocausto.

Ainda não está claro no momento, mas é possível que o aplicativo permita futuramente que o próprio usuário defina esse conceito. Nesse caso, você poderia excluir fotos tiradas em um lugar onde ocorreu um acidente, um fato negativo ou qualquer outra coisa que faça a pessoa reviver o sentimento ruim.

Apple Pay e iTunes Pass

Continua após a publicidade

Há também pequenas alterações no Apple Pay Cash, com novas opções de solicitação e envio de dinheiro. O objetivo é tornar o sistema mais versátil para reduzir a necessidade de recorrer a aplicações de terceiros para fazer esse tipo de remessa.

Além disso, o iTunes Pass, disponível no aplicativo Wallet, agora deve passa por uma reformulação geral. O serviço agora deve se chamar “Apple Account Card”. A funcionalidade não deve mudar, logo se você comprar um Apple Gift Card ou adicionar dinheiro ao seu ID Apple, o saldo poderá ser usado para comprar produtos na Apple Store, bem como aplicativos, músicas, filmes e assinaturas.

API do Apple Music

Continua após a publicidade

Uma das novidades é a reintegração da API do Apple Music, que permitirá aos desenvolvedores ajustar o ritmo e as velocidades de reprodução das músicas nos apps de terceiros. Esse recurso havia sido removido devido a conflitos de segurança, mas retorna agora com a promessa de tornar o sistema da Maçã mais amigável para músicos e dançarinos.

O Apple Classical, uma versão do streaming de música voltada para amantes da música clássica, tem várias referências na beta, mas ainda não deve chegar agora. Desde quando comprou a Primphonic em 2021, os fãs do gênero aguardam a introdução das músicas clássicas no rol de produtos da Maçã.

Correções de bugs e melhorias

Continua após a publicidade
  • O Apple Podcasts incluiu uma nova configuração para limitar os episódios armazenados no seu iPhone e excluir automaticamente os mais antigos;
  • Corrige um problema em que as automações domésticas, acionadas por pessoas que chegam ou saem, poderiam falhar;

Alguns recursos podem não estar disponíveis para todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple. O iOS 15.5 provavelmente terá um lançamento público em algum momento da próxima semana, ainda sem uma data definida.