Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPadOS 17 terá suporte para webcams e placas de captura de vídeo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2023 às 21h00

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

O iPadOS 17 oferece suporte a placas de captura de vídeo e a webcams de computador. Esse é um recurso que não foi explicitado pela Apple durante a apresentação do sistema na WWDC 2023, mas descoberto por desenvolvedores curiosos.

Testadores identificaram suporte do tablet rodando o novo SO a múltiplas câmeras, como webcams e modelos mirrorless mais avançados. Um usuário do Twitter conseguiu conectar uma câmera a partir do adaptador de vídeo Elgato Cam Link 4K.

Continua após a publicidade

Outra pessoa teria conseguido rodar a sua mirroless da Sony como uma webcam nativa, já que o dispositivo tem suporte a esse recurso nos PCs. É uma função bastante obscura que pouca gente suspeitava ser possível em um dispositivo Apple.

Placa de captura no iPad

Também no Twitter, outro usuário mostrou um vídeo no qual plugou uma placa de captura USB para fazer streaming de consoles ou aparelhos pelo FaceTime. Com uma Elgato HD60S+ e um cabo HDMI, foi possível usar o app de videochamadas para transmitir imagens.

Continua após a publicidade

É claro que tudo ainda parece ser feito na base da gambiarra. As câmeras externas só funcionam no FaceTime para chamadas de vídeo. Em aplicativos de terceiros, como o YouTube e a Twitch, só permitem usar a câmera embutida do iPad.

Isso pode ter relação com o fato de o iPadOS 17 estar em desenvolvimento, então faltam muitos ajustes. Além disso, as empresas também precisam adaptar seus apps e jogos para suportar câmeras externas.

iPad pode rivalizar com notebooks?

Continua após a publicidade

Não é de hoje que a Apple tenta igualar a experiência de uso entre todos os seus dispositivos. Nas duas últimas atualizações do iOS, vários recursos foram pensados para deixar iPhone, iPad e Macs cada vez mais parecidos.

É interessante pensar como os criadores de conteúdo e trabalhadores que vivem fora do escritório poderão se beneficiar disso. Em vez de carregar pesados notebooks, podem fazer transmissões de qualidade com um tablet e uma webcam bombada.

Como os modelos mais recentes têm os poderosos chips M1 e M2, também usados nos desktops e notebooks da empresa, não é exagero pensar que os iPads podem, sim, substituir computadores para muita gente. Talvez essa seja a aposta da Maçã para o futuro.