Publicidade

iPads vão poder instalar apps de fora da App Store nesta segunda (16)

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

Meses depois dos iPhones, os iPads vão receber nesta segunda-feira (16) com a chegada do iPadOS 18 acesso a lojas de aplicativos de terceiros, permitindo a instalação de apps de fora da App Store. A novidade é parte de ajustes feitos pela Apple para atender a legislações da União Europeia que visam evitar o monopólio e o abuso de poder de grandes companhias. Como má notícia, seguindo o visto nos smartphones da marca, a mudança será disponibilizada apenas na Europa.

Em comunicado divulgado na última sexta-feira (13), a Apple confirmou que vai possibilitar a instalação de lojas alternativas nos iPads de forma oficial. A medida é parte das adequações exigidas pela União Europeia através do Digital Markets Act (DMA, ou Lei de Mercados Digitais, em tradução livre), que estabeleceu que os tablets e o sistema operacional da gigante de Cupertino eram "Gatekeepers" ("Porteiros"), tendo a obrigação de atuar de forma mais aberta.

Com a mudança, donos de iPads poderão instalar plataformas como a Alt Store PAL e a Epic Games Store, que têm ganhado popularidade desde a abertura do iPhone em território europeu, entre diversas outras opções que têm surgido nos últimos meses. A liberação vai abrir portas para que jogos que estão fora da App Store, incluindo títulos como Fortnite e Fall Guys, e até emuladores possam ser usados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Outra novidade de peso que chega com essa atualização é a possibilidade de utilizar navegadores com motores de terceiros — apps como o Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox eram obrigados a utilizar o WebKit, mesma tecnologia que alimenta o navegador Safari da Apple, o que restringia o funcionamento e os recursos. Agora, essas soluções podem adotar tecnologia própria, possibilitando a integração de funções mais robustas ou mesmo uma experiência mais próxima de PCs.

Interessados nas melhorias precisam primeiro instalar a atualização do iPadOS 18, que será liberada globalmente nesta segunda (16). É necessário ainda aceitar os termos de uso de lojas de terceiros, caso a conta utilizada no aparelho não tenha liberado acesso ainda.

A única má notícia é que ambas as modificações serão restritas a territórios europeus, não chegando ao Brasil ou mesmo aos EUA, por exemplo. Não há uma explicação clara para essa decisão, mas é possível que a Apple queira manter suas plataformas fechadas com a estratégia do "jardim murado", tendo cedido apenas na Europa em virtude do DMA.

Fonte: via Engadget