iOS 16.4 chega com 21 novos emojis e Safari com notificações push
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A Apple lançou a atualização do iOS 16.4 nesta segunda-feira (27). O update tem como destaque recursos interessantes voltados para o usuário, como a chegada dos novos emojis e as notificações por push do Safari.
- iOS 17 pode ser mais importante do que o esperado, diz analista
- App de música clássica da Apple ganha data de lançamento
Os emojis que finalmente desembarcam no iPhone são os compatíveis com o Unicode 15, lançado em outubro do ano passado. As imagens adicionam 21 novas possibilidades de comunicação visual, como um burro, uma flauta, um ganso, um alce e alguns emojis de gestos com as mãos em tonalidades de pele variadas.
A demora para a liberação se justifica porque o iOS tem seu próprio estilo visual dos emojis, então toda imagem adicionada precisa ser reconstruída para o sistema da Apple. Como há regras sobre o uso das imagens, esses desenhos precisam ser aprovados pelo Unicode antes de serem efetivamente entregues ao usuário, o que consome tempo.
Versões Beta do iOS já tinham liberado os emojis para os testadores, mas as imagens não tinham chegado em definitivo para os usuários. Dessa forma, quem se deparasse com uma das imagens via apenas um quadrado branco.
Notificações push do Safari
A segunda novidade é o lançamento das notificações por push do Safari. Sempre que algum site precisar enviar um alerta, ele poderá usar o navegador como intermediário.
O recurso já é usado por aplicativos quando querem comunicar uma promoção ou algum lançamento específico. Agora, sites também poderão enviar essa forma de comunicação, um tanto quanto mais invasiva, porém com maior taxa de abertura. A mudança foi celebrada por desenvolvedores de webapps, que agora poderão usar a ferramenta para interagir com as pessoas.
Este foi um dos recursos anunciados na WWDC 2022, mas que até hoje não havia desembarcado no sistema operacional. Existe uma certa preocupação quanto ao uso disto para spam ou golpes virtuais, então o Canaltech ficará de olho nos possíveis desdobramentos do uso.
Outros ajustes do iOS 16.4
Além das duas principais melhorias, o iOS 16.4 também terá algumas correções de bugs e otimizações menores. Uma delas é um recurso de isolamento de voz nas chamadas de celular, algo que foi portado do FaceTime para as ligações comuns.
O detector de fotos duplicadas do iOS agora funcionará também com a biblioteca de imagens compartilhadas no iCloud. Antes, era limitado apenas à mídia local no celular, mas agora poderá ajudar na liberação de um espacinho extra na nuvem.
O aplicativo Clima recebeu suporte ao VoiceOver para mapas, o que deve funcionar como uma adição de acessibilidade. Ainda neste segmento, o sistema ganhará um recurso que escurece automaticamente o vídeo quando flashes de luz ou efeitos estroboscópicos são detectados.
Por fim, quem usa o iPhone 14 ou iPhone 14 Pro poderá desfrutar de melhorias no Crash Detection (Detector de colisões, em português). O recurso serve para chamar autoridades quando há um acidente de carro, mas tem passado por problemas como ativação em montanhas russas ou em freadas mais bruscas.
O iOS 16.4 chega após três versões beta e uma final (Release Candidate). Os usuários começarão a receber as notificações para atualizarem a partir de hoje (27) no seu iPhone compatível. Se o alerta não aparecer, você pode ir até as configurações e fazer a verificação manual para tentar agilizar as coisas.