Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung lança app que "transforma" iPhone em Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Abril de 2021 às 09h55

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Já imaginou ter uma demonstração do Android dentro do iOS? Foi isso que a Samsung pensou com o seu mais recente web app. O site batizado de iTest convida os usuários de iPhone a experimentar o SO rival — mais especificamente, a versão com a cara da One UI, da própria companhia sul-coreana.

A experiência faz parte de uma campanha promocional da Samsung focada na Nova Zelândia, mas foi disponibilizada para usuários de todo o mundo para ampliar o seu alcance.

O iTest apresenta uma navegação básica, sons de notificações, animações e várias outras ferramentas que ficam “na superfície” do sistema operacional vizinho — como mensagens, e-mail, gaveta de aplicativos e até menu de configurações.

Continua após a publicidade

A partir dele, é possível simular ligações, conferir mensagens, assistir a um tutorial para fotografias e até outras coisas específicas do Android da Samsung, como entrar na loja de temas adicionais e dar uma nova cara para a One UI "de mentirinha".

Logicamente, ele está limitado ao seu escopo de web app. Não é possível entrar em funções ou arquivos do celular a partir do iTest, sendo ele apenas uma “camada” aplicada sobre o iOS. Alguns dos ícones da gaveta de apps também não são acessíveis, mas estão lá para dar “corpo” à navegação, como se fosse o sistema real.

Por essa razão, a galeria conta apenas com fotos próprias da Samsung. Aplicativos inacessíveis também não podem ser abertos e apresentam uma mensagem pop-up que explica sua funcionalidade e vantagens com a One UI.

Continua após a publicidade

Nós testamos

Conferindo a novidade, o Canaltech acessou o iTest por meio de um iPhone SE (2020) e concluiu que se trata de uma demonstração bem fiel à experiência real, mas não se encaixa perfeitamente na telinha do intermediário da Apple. A One UI está ali, em toda a sua essência, e até gera estranhamento ao emitir o som de notificação de “amigos genéricos”.

Além disso, uma das estrelas da Samsung também está no iTest: o Samsung Health. O app que coordena o funcionamento de dispositivos do ecossistema da gigante apresenta suas funções básicas e o catálogo de aparelhos compatíveis — numa divulgação discreta de até onde um smartphone Galaxy pode te acompanhar no dia a dia.

Outra parte curiosa é o Game Launcher do iTest. Dois dos aplicativos mais conhecidos pelos gamers, Fortnite e o xCloud (da Microsoft), foram especialmente escolhidos para estrelar a tela principal e dar um gostinho de finalmente tê-los no iPhone. Ambos não estão disponíveis para iOS devido aos entraves entre as distribuidoras e a Apple.

Continua após a publicidade

O web app ocupa pouquíssimo espaço no celular e, depois de experimentar, é só apagar da tela principal para se livrar dele por completo. Se bater a curiosidade, experimente o iTest: além de dar uma palinha do que é o Android nos aparelhos Samsung, é uma campanha promocional divertida de interagir.

Fonte: MacRumors