iOS 15 facilitará o uso de dados do app Saúde em consultas médicas

iOS 15 facilitará o uso de dados do app Saúde em consultas médicas

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Junho de 2021 às 09h55
Divulgação/Apple

Durante a WWDC 2021 que rolou na última segunda-feira (7), a Apple mostrou o que está por vir para o app Saúde no iOS 15. Na nova versão do sistema, o iPhone será um aliado valioso no monitoramento do bem-estar, expandindo os sensores para ficar de olho na postura ao andar, por exemplo, e garantindo compartilhamento de dados seguro e facilitado para facilitar diagnósticos de profissionais de saúde.

Ter os números, gráficos e detalhes sobre a saúde na mão de nada valem se não há formas de tirar conclusões, especialmente ao lado de um profissional — e a Apple sabe disso. Para contornar essa deficiência, o Saúde recebeu a nova aba “Compartilhar”, em que reúne algumas informações-chave para compartilhamento rápido com contatos de preferência.

A aba Compartilhar dá acesso rápido aos Trends e os envio de dados pelo Mensagens (Imagem: Divulgação/Apple)

Com o app, você escolherá exatamente o que enviar para o seu médico, profissional de atividade física ou familiar para avaliação dos detalhes capturados por iPhone e Apple Watch. Assim, a plataforma se torna uma aliada ainda mais poderosa no monitoramento da rotina e, quem sabe, abra caminho para diagnósticos precoces de problemas mais sérios.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

De olho em tudo

Nesse mesmo contexto também há o Trends, uma espécie de resumão de praticamente tudo que Apple Watch e iPhone são capazes de monitorar. Esses cartões ilustram as métricas por meio de gráficos, detalhando evoluções ou pioras em 20 diferentes dados em intervalos de dias, semanas, meses, semestres ou um ano inteiro.

Os Trends produzem gráficos detalhados do monitoramento de até um ano inteiro de atividades (Imagem: Divulgação/Apple)

Os Trends podem ativar notificações e ajudar a acompanhar tratamentos ou mudanças de longo prazo. Da mesma forma, a aba "Compartilhar" também entra em ação para permitir o envio das informações produzidas para discutir com um profissional de saúde de confiança.

Seu andar diz tudo

Uma das adições mais comentadas pela Apple foi o monitoramento sobre a postura ao caminhar. O iPhone foi carregado com uma série de informações valiosas para identificar padrões em cada passada durante um simples deslocamento a pé, mesmo dentro do bolso traseiro, medindo velocidade, padrão e distância de cada passada.

Mudanças constantes no equilíbrio da caminhada podem sinalizar o agravamento de condições médicas (Imagem: Divulgação/Apple)

Por meio dessas informações, o Saúde recebe a habilidade de observar mudanças no ritmo e capturar mudanças do dia a dia. Se algo parecer diferente e sugerir que há algo de errado, o aplicativo sinalizará alguma mudança. Ademais, o equilíbrio da caminhada é medido constantemente, permitindo que o usuário observe se houve o agravamento de alguma condição médica mais séria e se há maior chance de cair ao andar.

Todos os recursos serão lançados junto ao iOS 15 (atualmente em fase de testes no Apple Developer Program). As novidades serão compatíveis com qualquer celular desde o iPhone 6s.

Fonte: Apple

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.