Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 14.5 Beta 5 confirma novo processador e iPad Pro com chip Apple M1

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Março de 2021 às 09h55

Link copiado!

Reprodução/Brandon Butch
Reprodução/Brandon Butch

O iOS 14.5 recebeu mais uma atualização na sua fase de testes. Em mais uma semana do seu período experimental, desenvolvedores e o público cadastrado receberam a atualização para o beta 5, versão ainda mais refinada do sistema operacionalApple.

Esta pode ser uma das últimas atualizações antes do lançamento do SO de fato. A compilação tem código 18E5186a — sendo esse “a” um indicativo de que a Apple está próxima da versão final do SO. O lançamento, por sua vez, ainda não tem data.

Até o momento da elaboração desta matéria, foram pouquíssimas as novidades encontradas dentro do iOS 14.5 beta 5. A mais importante delas, no entanto, está nas referências a um novo processador Apple escondida sob linhas de código.

Continua após a publicidade

Trata-se do CPU “A14X”, não revelado pela companhia até o momento. Referências ao componente estavam bem escondidas no sistema e mencionam uma GPU chamada “13G” que, quando comparada com outros codinomes utilizadas em processadores não divulgados, sugere que está relacionado ao A14X, de acordo com o site 9to5 Mac.

Segundo a publicação, o A14X pode ser baseado no T8103 — que é o codinome do Apple M1, o processador proprietário da companhia que equipou os mais recentes MacBooks e o Mac Mini. Tal referência reforça rumores levantados pelo Bloomberg de que o “iPad seria equipado com processador atualizado e próximo do rápido chipset M1”.

Entretanto, o próximo lançamento da Apple é aguardado apenas para o segundo semestre de 2021. O site 9to5Mac pontua que “é difícil acreditar que [o processador] será destinado a outro dispositivo”, neste caso, outro iPad da linha principal. Ainda assim, há chance de o sistema estar preparando terreno para a chegada de novos produtos ao mercado, como uma nova geração do iPad Pro.

Continua após a publicidade

Curiosamente, o Xcode beta (plataforma de desenvolvimento integrado para apps para dispositivos Apple) continua sem atualizações desde março deste ano. O atraso sugere que a Apple está com algum novo produto ainda na manga, mas que não pretende revelá-lo por enquanto.

A adição, por sua vez, segue incerta. Ao considerar o último iPad Pro, lançado lá em março de 2020, uma próxima geração com processador atualizado poderia dar as caras em breve, numa apresentação surpresa da companhia. Ainda não há detalhes sobre ele, mas considerando as relações, o CPU A14X poderia estar presente junto a um display Mini-LED de 12,9 polegadas, melhores câmeras e entrada Thunderbolt.

Continua após a publicidade

Por ora, resta aguardar por algum anúncio por parte da Apple. Normalmente, a fabricante apresenta novos eventos através de um convite à imprensa e toda a sua base de usuários com algumas semanas de antecedência, então haverá tempo para se preparar para o grande dia. Dito isto, continue ligado no Canaltech para mais novidades.

Fonte: 9to5Mac