iOS 14.5 vai deixar usuários decidirem se apps podem rastrear seus dados ou não
Por Diego Sousa |
Anunciado em junho de 2020 junto ao iOS 14, o recurso App Tracking Transparency, que basicamente força os aplicativos a conseguirem a permissão do usuário antes de rastrear seus dados e atividades, será lançado já "na próxima atualização beta do iOS", confirmou a Apple nesta quinta-feira (28).
- Atualize já! Apple corrige três brechas graves no iOS 14.4 e iPadOS 14.4
- Apple comemora a marca de 1 bilhão de iPhones ativos no mundo
- Apple lança iOS 14.4, mas não se empolgue — são poucas as novidades
De acordo com a empresa, o plano é disponibilizar a ferramenta de privacidade em março deste ano, acompanhando as futuras versões do iOS 14, iPadOS 14 e tvOS 14. Durante o WWDC 2020, a Apple havia confirmado que a função não seria posta em prática até 2021 para dar tempo aos desenvolvedores fazerem as mudanças necessárias.
Com o App Tracking Transparency, que pode ser traduzido para "Transparência de rastreamento de aplicativos", o usuário será alertado com uma mensagem assim que abrir um aplicativo que pode rastrear sua atividade e coletar dados para enviar para outras empresas — por exemplo, quando você pesquisa sobre casas no Facebook e depois aparecem diversos anúncios do mesmo assunto na timeline.
Assim, o usuário terá mais controle sobre seus dados e privacidade, podendo liberar ou negar o acesso desses aplicativos às suas atividades enquanto navega por eles. Além disso, o iOS terá uma seção dedicada onde será possível visualizar a qualquer momento quais dados específicos do consumidor cada app ou serviço está consumindo.
No papel, o recurso é uma novidade muito bem-vinda para os usuários, mas algumas empresas não estão felizes com ele, como é o caso do Facebook. De acordo com um relatório do site The Information nesta quinta-feira (28), a rede social de Mark Zuckerberg planeja processar a Apple alegando comportamento anticompetitivo em relação a essas novas políticas de privacidade do iOS 14.
Isso porque, segundo o próprio Facebook, o App Tracking Transparency se mostra mais vantajoso para a Apple porque ela supostamente não precisaria suas próprias regras, já que seus aplicativos não compartilham dados para fins publicitários.