iOS 6: conheça as melhores funcionalidades do novo sistema

Por Luciana Zaramela

O iOS 6, novíssimo sistema operacional para iPhone, iPad e iPod Touch, mal chegou e muita gente já está curtindo a novidade em seus gadgets da Maçã. Assim que o iPhone 5 foi lançado, Tim Cook, CEO da Apple, apresentou também o novo sistema operacional no evento do dia 12 de setembro.

iPad - iOS 6

O iOS 6 foi exibido em São Francisco rodando em um iPhone 5. Cook aproveitou para mostrar várias novidades do iOS, como um novo sistema de buscas, prédios em 3D no Mapas, função Panorama para fotos, novidades para mensagens, e-mails, iCloud Tabs e muito mais. Ao todo, foram mais de 200 novidades no iOS 6 (e, infelizmente, nem todas funcionam no Brasil).

Hoje, três meses após o primeiro preview do iOS na WWDC, pudemos experimentar o sistema que já está disponível para download no iTunes. Já falamos sobre o lançamento e as funcionalidades do iOS 6 no Brasil. Colocamos o sistema à prova e separamos algumas características bem bacanas. Confira:

Integração com o Facebook

Já que o mundo inteiro usa e abusa do Facebook, a Apple resolveu facilitar as coisas para os usuários de seus gadgets. Se você já curtia a integração com o Twitter no iOS 5, vai se familiarizar rapidinho com a nova forma de lidar com a rede social de Zuckerberg.

iPad - iOS 6

Você pode postar mensagens, mapas, vídeos, fotos, páginas da web e muito mais na rede social. Vários aplicativos suportam a novidade. Dentre eles, estão o Safari, o Photos, o iTunes, a Central de Notificações e muitos outros.

Compartilhando stream de fotos

Se você quiser compartilhar fotos com seus amigos fora do Facebook ou do Twitter, também pode. Crie um grupo de fotos ou compartilhe apenas uma na iCloud.com ou envie para seus amigos por e-mail, pelas redes sociais, por mensagem etc.

iPad - iOS 6

Basta tocar no ícone ao lado de Apresentação para decidir o modo de compartilhamento!

iCloud Tabs

Que tal sincronizar as abas abertas no Safari de seu Mac, iPod touch ou iPhone? Assim fica mais fácil terminar de ler aquele artigo que você começou em casa e precisa terminar no trabalho. Basta tocar no ícone da nuvenzinha no Safari!

iPad - iOS 6

Caixa de entrada VIP

Agora seus contatos mais queridos (ou mais importantes) têm "cadeira cativa" na sua caixa de entrada. A Lista VIP permite a você escolher, entre seus contatos, aqueles que merecem a estrelinha de pessoas importantes.

iPad - iOS 6

O recurso é excelente para quem, vez por outra, deixa escapar um e-mail indispensável. Quando você receber um e-mail de uma pessoa VIP, ele será automaticamente enviado para sua caixa VIP. Nada de spam, nada de mensagens inúteis. Apenas o que realmente interessa.

Panorama

Essa função é realmente de tirar o chapéu. Agora, com a câmera do seu gadget, é possível criar belíssimas fotos panorâmicas. Basta "andar" com o gadget para capturar toda a cena - e ele o fará.

iPad - iOS 6

A função, a bem da verdade, estava oculta no iOS 5. Mas agora está disponível para iPhone 4S, iPhone 5 e iPod touch de quinta geração. Apesar de existirem vários aplicativos com este intuito na App Store, o original é imbatível.

E-mails e telefones juntos no iMessage

Agora o iMessage unifica e-mails e telefones de um contato de sua agenda. Assim, fica mais fácil organizar tudo por um só local. Todas as conversas, fotos enviadas, anexos e e-mails ficam armazenados no aplicativo. Se você preferir, pode selecionar uma ou mais mensagens para deletar.

iPad - iOS 6

Não perturbe

Essa funcionalidade é sensacional. Com o 'Não Perturbe' ativado, você diz para seu dispositivo que não deseja ser importunado por nada. E assim, nenhum alerta ou notificação o incomodará. Excelente para quem precisa descansar, ir à aula, dormir ou evitar aqueles amigos "bacanas" que insistem o tempo todo em convidá-lo para brincar de FarmVille.

iPad - iOS 6

Agora, se você realmente não deseja ser perturbado, o Não Perturbe evita até mesmo chamadas, ou permite apenas chamadas de seus contatos favoritos, ou certos grupos de pessoas. Genial, não?

Siri

Ok, o Siri não fala português e não funciona na íntegra aqui no Brasil. Mas se você entende um pouco de inglês, já pode tentar se comunicar com o assistente pessoal de voz de seu iGadget. Afinal, você já tentou perguntar a ele se existe algum restaurante legal por perto, onde encontrar um médico ou o que fazer para se divertir? Incrivelmente, ele já consegue responder a algumas perguntas.

Você já atualizou seu iOS? Conte para nós, quais funcionalidades você mais curtiu?