Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falha no iOS 16 permite trocar a fonte do iPhone

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Dezembro de 2022 às 13h04

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Apple

Uma ferramenta criada por um desenvolvedor permite alterar a fonte do iPhone que estiver rodando o iOS 16.1.2 ou anterior. O chinês Zhuowei Zhang explorou uma brecha de segurança do sistema para conseguir algo inédito nos dispositivos da Apple.

O exploit(CVE-2022-46689) usado por Zhang foi corrigido no iOS 16.2, portanto iPhones que estejam em dia com o update não conseguirão trocar a fonte. Já para os demais, será possível alterar a letra padrão do sistema por outra de sua preferência.

Continua após a publicidade

A ferramenta está disponível no GitHub no formato de arquivo IPA. Ao executar esse arquivo, a pessoa consegue usar Choco Cooky, Comic Sans, Fira Sans DejaVu Sans e outras opções.

A fonte original do iOS, usada a partir da versão 14, é a SF Pro (San Francisco Pro). Além dos celulares, a tipografia oficial da Apple é aplicada no iPadOS e no MacOS há mais de dois anos.

Como usar a ferramenta de mudança da fonte do iOS?

Continua após a publicidade

O primeiro passo é saber qual é a versão do seu iPhone. Basta seguir o tutorial abaixo:

  1. Abra o aplicativo "Configurações";
  2. Toque em Geral;
  3. Role a tela para descobrir qual é a versão do iOS.

Depois, é só acessar o repositório oficial e fazer o download dos arquivos. Em seguida, é preciso transferir para a raiz do iPhone, usando algum explorador de arquivos e fazendo a substituição nas pastas correspondentes.

Quem atualizou o sistema, não poderá usar a ferramenta, pois a Apple barrou o downgrade para o iOS 16.1.2. O usuário da versão mais recente deverá aguardar para ver se alguém conseguirá encontrar outra falha, já que Zhang não pretende mais trabalhar no projeto.

Continua após a publicidade

iOS mais personalizável

A Maçã começou a ser mais flexível com a personalização de dispositivos, especialmente a partir do iOS 16. Essa versão trouxe a modificação de elementos visuais na tela de bloqueio e o Always-on Display, a tela que fica sempre ativa no iPhone 14 Pro.

Vale lembrar que é altamente recomendável atualizar o dispositivo para o iOS 16.2, pois as brechas de segurança, como a explorada pelo desenvolvedor, podem deixar seu iPhone em risco. A atualização do sistema também trouxe melhorias importantes para aplicativos, como o Apple Sing Music e o iCloud, da Gigante de Cupertino.

A atualização do iOS 16.2 trouxe problemas para usuários do aplicativo Casa. Dispositivos HomeKit ficaram travados no status de atualização ou configuração, enquanto outros desapareceram totalmente da rede.