Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 16.2 chega com melhoria para o Always-on Display e criptografia no iCloud

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Dezembro de 2022 às 18h13

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech

A Apple começou a distribuir o iOS 16.2 para donos de iPhone nesta terça-feira (13). A atualização traz recursos novos e melhorias para usuários, especialmente para proprietários dos modelos mais recentes.

Donos do iPhone 14 Pro foram beneficiados com configurações adicionais para a tela sempre ativa (Always-on Display, em inglês). A partir de agora, é possível omitir o papel de parede (para gastar menos energia) e as notificações para evitar distrações.

Continua após a publicidade

O recurso deixa a tela totalmente preta e exibirá apenas o relógio com os alertas. Quem desativar também as notificações, terá um visual ainda mais simplista. Esse visual já havia sido mostrado na versão de testes do iOS 16.2, lançado em meados de novembro.

Para quem gosta de uma cantoria, o Apple Music foi atualizado com o chamado Sing, oferecendo uma espécie de karaokê. A ideia é permitir que as pessoas soltem a voz para cantar suas músicas favoritas de estilos diferentes: apenas com instrumentais, fazendo duetos com seus amigos ou com o vocalista original.

O novo software da Apple também adiciona criptografia de ponta a ponta no iCloud. Notas, backups, fotos, vídeos e outras categorias de dados passaram a ficar embaralhadas desde o envio até a chegada ao remetente. Dessa forma, se alguém acessar o servidor sem autorização, não conseguirá decodificar os conteúdos hospedados na nuvem.

Continua após a publicidade

iPadOS 16.2 também chegou

Para quem possui tablets, a Apple também liberou o iPadOS 16.2, com destaque para o suporte ao Stage Manager e o Freeform um novo aplicativo para fazer anotações. O primeiro permite conectar seu iPad a um monitor externo ou Mac para ampliar a área de trabalho.

Já o Freeform funciona como um quadro branco e possui compatibilidade com o FaceTime. É possível usá-lo para escrever ou desenhar durante reuniões feitas pela ferramenta. Não é nada muito avançado quando as soluções dos rivais Teams e Meet, mas serve como um ótimo quebra-galho.

Continua após a publicidade

Tanto o iPadOS 16.2 quanto o iOS 16.2 passam a suportar a arquitetura renovada do HomeKit. O objetivo é melhorar o desempenho do serviço, oferecendo suporte ao padrão Matter — usado em dispositivos inteligentes para casas mais recentes.

A atualização do iOS 16.2 confirma o cronograma estabelecido pela Apple e se mostra bastante relevante para quem tem o iPhone 14, embora não impacte tanto que está com aparelhos mais antigos. Mesmo assim, é recomendado atualizar assim que puder, já que a Maçã costuma fazer aprimoramentos e corrigir brechas de segurança nesses updates.