Como ver a saúde da bateria do iPad

Como ver a saúde da bateria do iPad

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 08 de Maio de 2022 às 10h00
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Você pode querer saber como ver a saúde de bateria do iPad para avaliar a sua vida útil e ter estimativa do desempenho no dia a dia. No entanto, o iPadOS não oferece uma opção nativa para consulta, forçando o usuário a utilizar um aplicativo desenvolvido por terceiros.

Antes de começar, é importante saber o motivo pelo qual a saúde da bateria é um assunto importante em matéria de usabilidade e performance. Consultar a saúde da bateria no iPhone, por exemplo, é um tema que gera várias dúvidas entre os usuários visto que a degradação do componente de energia causa impactos diretos no sistema em geral.

Isso acontece porque a tecnologia utilizada nas baterias dos dispositivos da Apple são de íons de lítio, que apresentam maior velocidade de recarga, tem maior vida útil e não apresentam "vícios" como em tecnologias antigas. Além disso, eles são responsáveis por manter a boa usabilidade dos aparelhos e utilização dos seus recursos.

Por que o iPad não mostra a saúde da bateria

Uma bateria envelhecida quimicamente pode não entregar o mesmo desempenho ao iPad que um componente novo. Isso significa que, além de descarregar mais rápido do que costumava, o tablet também irá apresentar lentidões para abrir aplicativos, queda de taxa de quadros, escurecimento da tela e outros malefícios.

No entanto, a Apple não incentiva que o usuário pesquise sobre as condições de bateria do iPad por um motivo: ela tem um nível de durabilidade e vida útil muito maior que dispositivos como iPhone e Apple Watch. Logo, leva muito mais tempo para um tablet sentir a ação do tempo devido à capacidade da sua bateria que um smartphone ou acessórios inteligentes.

Ou seja, como o iPad precisa ser carregado menos, sofre menos impacto energético e desgaste, não faz sentido que o usuário se preocupe com a saúde de bateria do dispositivo. Outro ponto importante a ser considerado é que, ainda com um desgaste maior que 30%, por exemplo, a bateria do tablet ainda é capaz de entregar energia suficiente para o processador — ao contrário do iPhone.

Como verificar a saúde da bateria

De toda forma, se você ainda está curioso para saber a saúde de bateria do seu iPad, deve usar o aplicativo coconutBattery 3 (Mac). Conecte seu iPad ao Mac pelo cabo USB compatível e siga as instruções abaixo:

  1. Abra o app coconutBattery 3 no Mac;
  2. A primeira guia mostra informações do seu Mac. Clique em "iOS Device" para consultar o iPad;
  3. A integridade da bateria pode ser consultada em "Desing Capacity".
Veja a saúde de bateria do iPad pelo app coconutBattery (Imagem: Thiago Furquim)

Note que o aplicativo também mostra outras informações, como a carga de recarga atual ("Full Charge Capacity"), e a data que o dispositivo foi fabricado ("Manufacture date"). Na imagem acima, veja que o iPad (6ª geração), fabricado em 2018, apresenta apenas 10% de degradação.

Quando trocar a bateria do iPad

Após checar o estado de degradação da bateria do seu iPad, você pode chegar à conclusão que esteja na hora de substituir este componente. Alguns efeitos negativos do envelhecimento podem ser sentidos durante o uso, como lentidões, demora para abrir aplicativos e escurecimento da tela.

Para agendar um reparo e troca da bateria, você pode procurar uma assistência técnica autorizada ou entrar em contato com o Suporte da Apple.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.