Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como usar o Modo Trabalho do iPhone

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 28 de Setembro de 2021 às 22h00

Link copiado!

Foto: Alvaro Reyes (Unsplash)
Foto: Alvaro Reyes (Unsplash)

Como uma das grandes inovações apresentadas com o iOS 15, o Modo Foco reformulou funcionalidades já existentes anteriormente no iPhone, como os modos Sono e Não Perturbe, mas também trouxe novidades com as especificações de uso dos modos Trabalho e Exercícios — além de permitir que o próprio usuário crie outros tipos de foco nas configurações do recurso.

Enquanto o Modo Exercício — como o próprio nome sugere — é ativado em momentos que você estiver focado em realizar exercícios físicos através dos recursos disponibilizados no aplicativo Apple Fitness e com um Apple Watch no seu pulso, o Modo Trabalho tem o objetivo de te permitir trabalhar sem distrações de notificações irrelevantes.

Neste modo, você pode selecionar quais de seus contatos podem entrar em contato ou não, e quais de seus aplicativos podem te enviar alertas, evitando assim o recebimento de mensagens e notificações que não sejam de fato consideradas importantes durante o seu horário de expediente.

Continua após a publicidade

Além disso, você pode também definir um agendamento dos dias da semana e dos horários em que você trabalha, para que o iOS automaticamente ative o Modo Trabalho em seu dispositivo.

Veja no tutorial abaixo como configurar e ativar o novo Modo Trabalho do iOS 15 em seu iPhone.

Como usar o Modo Trabalho no iPhone

Passo 1: com o seu iPhone devidamente atualizado para o iOS 15, entre em Ajustes e, depois, em "Foco".

Passo 2: nas opções de uso do Modo Foco, selecione o Modo Trabalho.

Continua após a publicidade

Passo 3: não há necessidade de ativá-lo já, vamos apenas configurá-lo primeiro. No bloco de "Notificações Permitidas", você pode adicionar pessoas que podem te enviar mensagens ou te ligar, e aplicativos que podem te enviar alertas e notificações, enquanto o modo estiver ativado. Clique no primeiro, em "Pessoas".

Passo 4: na tela seguinte, você pode clicar em "Adicionar" para selecionar quais contatos da sua lista podem te ligar ou enviar mensagens mesmo quando o Modo Trabalho estiver ativado. Além disso, você pode permitir chamadas dos seus contatos favoritos.

Continua após a publicidade

Passo 5: na aba de apps, clique em "Adicionar" para selecionar quais aplicativos do seu dispositivo podem te enviar alertas e notificações mesmo quando o Modo Trabalho estiver ativado.

Passo 6: no topo da lista, você já encontra sugestões de aplicativos que são geralmente utilizados para trabalho. Selecione quais apps da lista estão permitidos e clicar em OK, no topo direito da tela.

Continua após a publicidade

Passo 7: no bloco de opções, você pode selecionar o compartilhamento do modo para o iMessage e definir ajustes das telas de início e de bloqueio.

Passo 8: no bloco de "Ativar Automaticamente", você pode criar um agendamento ou uma automação, caso queira que o Modo Trabalho seja ativado de forma automática seguindo o seu horário de trabalho — das 9h às 18h, por exemplo.

Continua após a publicidade

Passo 9: com todos os ajustes do Modo Trabalho devidamente configurados, agora vamos ver como ativá-lo de forma rápida e prática. Acesse a Central de Controle do iOS em seu dispositivo, arrastando o topo direito da tela para baixo, e clique no bloco de "Foco".

Passo 10: dentre as opções do Modo Foco que vão aparecer na tela, selecione o Modo Trabalho para ativá-lo.

Continua após a publicidade

Passo 11: na tela de bloqueio do iPhone, você encontra o ícone do Modo Trabalho, logo abaixo do horário.