Como usar o Modo Sono do iPhone

Como usar o Modo Sono do iPhone

Por Lucas Wetten | Editado por Guadalupe Carniel | 27 de Setembro de 2021 às 18h00
Foto: Adriano de Gironimo (Unsplash)

O Modo Foco, apresentado na atualização do iOS 15, trouxe novos recursos ao Modo Não Perturbe com especificações de uso, como os modos Trabalho, Sono, Exercício, Pessoal, o próprio Não Perturbe, além de outros tipos de focos que você mesmo pode criar em seu dispositivo.

Para quem não sabe ou não se recorda, o Modo Sono já existia há um tempo, sendo ativado através das configurações do app Saúde. Enquanto o Modo Relaxar te "prepara" para o horário de dormir, o Modo Sono escurece a tela de bloqueio, incluindo a central de notificações, de forma que você não se distraia com novas mensagens ou alertas que chegarem após determinado horário, previamente definido nas configurações do recurso.

Agora, a Apple basicamente combinou os modos Sono e Não Perturbe de maneira que você possa usufruir das novas funcionalidades de uso que o Modo Foco do iOS 15 trouxe, conforme vamos ver a seguir.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Confira no tutorial abaixo como configurar e ativar o novo Modo Sono do iOS 15 em seu iPhone.

Como usar o Modo Sono do iPhone

Passo 1: com o seu iPhone devidamente atualizado para o iOS 15, entre em Ajustes e, depois, em "Foco".

Vá em Ajustes > Foco. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: nas opções de uso do Modo Foco, selecione o Modo Sono.

Selecione o Modo Sono. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: não há necessidade de ativá-lo já, vamos apenas configurá-lo primeiro. No bloco de "Notificações Permitidas", você pode adicionar pessoas que podem te enviar mensagens ou te ligar, e aplicativos que podem te enviar alertas e notificações, enquanto o modo estiver ativado. Clique no primeiro, em "Pessoas".

No bloco de "Notificações Permitidas", clique em "Pessoas". Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: na tela seguinte, você pode clicar em "Adicionar" para selecionar quais contatos da sua lista podem te ligar ou enviar mensagens mesmo quando o Modo Sono estiver ativado. Além disso, você pode permitir chamadas dos seus contatos favoritos.

Selecione quais contatos podem entrar em contato com você mesmo com o Modo Sono ativado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: na aba de apps, clique em "Adicionar" para selecionar quais aplicativos do seu dispositivo podem te enviar alertas e notificações mesmo quando o Modo Sono estiver ativado.

Selecione apps que podem te enviar notificações mesmo com o Modo Sono ativado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: basta selecionar quais apps da lista estão permitidos e clicar em OK, no topo direito da tela.

Selecione quais apps têm permissão e clique em "OK". Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: no bloco de opções, você pode selecionar o compartilhamento do modo para o iMessage e definir ajustes das telas de início e de bloqueio.

Configure as opções conforme suas preferências. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: no bloco de "Horários e Saúde", você encontra uma série de informações e configurações relacionadas às suas definições do Modo Sono no app Saúde. Você pode ajustar nesta mesma tela, ou então, caso prefira, clique em "Abrir Sono no App Saúde", localizado no final da tela, para migrar para o aplicativo em questão.

Revise e ajuste suas configurações relacionadas aos horários do Modo Sono. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 9: com todos os ajustes do Modo Sono devidamente configurados, agora vamos ver como ativá-lo de forma rápida e prática. Acesse a Central de Controle do iOS em seu dispositivo, arrastando o topo direito da tela para baixo, e clique no bloco de "Foco".

Acesse a Central de Controle do iOS e clique em "Foco". Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 10: dentre as opções do Modo Foco que vão aparecer na tela, selecione o Modo Sono para ativá-lo.

Ative o Modo Sono. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 11: na tela de bloqueio do iPhone, você encontra o ícone do Modo Sono, logo abaixo do horário.

Ícone do Modo Sono na tela de bloqueio do iPhone. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.