Como substituir aplicativos da Apple no iPhone pelos do Google

Como substituir aplicativos da Apple no iPhone pelos do Google

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 07 de Outubro de 2021 às 15h00
Solen Feyissa/Unsplash

Ao ligar seu iPhone ou iPad pela primeira vez, você dá de cara com um sistema robusto, bonito, funcional e bastante fluído. Ninguém duvida já há algum tempo da capacidade que a Apple tem de criar um ótimo sistema operacional, com aplicativos nativos excelentes, capazes de garantir segurança e praticidade a todos os seus usuários, e integrados em seu ecossistema integrado.

Ainda com a maturidade dos aplicativos e serviços oferecidos pela empresa da maçã, é comum que muitas pessoas não se adaptem ou estejam demasiadamente ligados ao seu principal concorrente no âmbito de softwares, o Google. Nascida na web, a gigante das buscas estabeleceu sua presença em diversos dispositivos inteligentes e conseguiu integrar seus serviços de maneira única, levando a mesma eficiência para os seus aplicativos mobile.

Então, se por algum motivo você não tenha se dado bem com os apps do iPhone, ou prefere continuar utilizando as soluções oferecidas pelo Google, a melhor solução é continuar utilizando seu principais apps adaptados ao iOS.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

É importante notar que, embora esteja abrindo mão do ecossistema da Apple, você poderá utilizar os produtos do Google no iPhone de forma perfeitamente integrada e simples, assim como os apps da companhia que acompanham smartphones Android.

Aplicativos do Google para iPhone

É até provável que muitos usuários de iOS nem tenham parado para refletir sobre isso, mas é óbvio que o Google não deixaria de adaptar seus serviços para a segunda plataforma mobile mais utilizada no planeta, atrás apenas do Android. Assim, basicamente todos os serviços oferecidos pelo Google contam com versões oficiais para o sistema da Apple.

Confira os 13 melhores aplicativos do Google para você baixar no iOS. Todos eles são gratuitos e podem ser encontrados facilmente na App Store. Aproveite!

1. Google

O app Google facilita as pesquisas com o widget na Tela de início - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Aplicativo completo para buscas e outros serviços. Seu widget também é bastante útil para agilizar as suas consultas por texto e voz. Além disso, ele conta com o Google Lens integrado ao app.

2. Chrome

O Google Chrome está presente também no iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Navegador mais utilizado do mundo, o Chrome também conta com versão para o iOS e pode substituir o browser padrão do sistema da Apple.

3. Google Agenda

Acesse toda a sua agenda do Google no iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

O serviço de agenda do Google é amplo, com suporte para importar e exportar calendários, lembretes e muito mais. É mais uma alternativa para um produto do iOS (o Apple Calendário) e que faz parte do ecossistema de aplicativos do Google.

4. Google Keep

Crie notas e integre-as no ecossistema do Google - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Bloco de notas para criar anotações e lembretes, o serviço também pode ser acessado a partir da web e é um bom substituto para o Apple Notas.

5. Google Meet

Faça chamadas de áudio de vídeo com outras pessoas pelo Meet - Captura 

O Google Meet é um ótimo aplicativo para pessoas que desejam criar e participar de chamadas de áudio e vídeo com outros usuários. O app é uma alternativa ao FaceTime, que no iOS 15 lançou recursos bastante semelhantes ao Meet visando conquistar os usuários dessa plataforma.

6. Google Fotos

Visualize as fotos que você possui no Google Fotos pelo iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Até certo ponto muito semelhante com o rival da Apple, o app de fotos do Google conta com recursos bem interessantes para organizar a sua biblioteca de fotos.

7. Gmail

O Gmail é um melhores clientes de e-mail para iOS - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Já citamos no Canaltech sobre o Gmail como um dos 3 melhores apps de e-mail para o iPhone. Ademais, é um ótimo substituto para o Mail, cliente de e-mail nativo dos portáteis da Apple.

8. YouTube Music

O YouTube Music tem diversas vantagens em relação ao Apple Music - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

O streaming de música do YouTube é uma excelente opção para rivalizar com o Apple Music, serviço rival da Apple. O serviço de assinatura do app entrega bastante vantagens ao usuário, como ouvir e assistir vídeos da plataforma com a tela do smartphone bloqueada.

9. Google Drive

Utilize o Google Drive como alternativa ao iCloud - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

O Google Drive é uma das principais alternativas à contraparte da Apple. Ele é integrado à suíte de aplicativos para escritório do Google (Docs, Planilhas e Apresentações), ao Google Fotos e a todos os demais serviços da empresa — você pode, por exemplo, salvar anexos do Gmail diretamente em sua conta do Drive. É uma ótima alternativa ao iCloud.

10. Google Notícias

Veja as últimas notícias pelo app e se mantenha bem informado - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

O Apple News é o aplicativo de notícias dos dispositivos mobile da Maçã, mas ainda não está disponível no Brasil. No entanto, você pode recorrer ao Google Notícias, app do Google que reúne as manchetes do dia (e você pode personalizar os tópicos que deseja acompanhar).

11. Google Maps

O Google Maps continua sendo a melhor alternativa de navegação por mapa no Brasil - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Embora o Apple Maps tenha evoluído de maneira satisfatória, muitos recursos ainda não foram disponibilizados para usuários brasileiros. Em contrapartida, o Google Maps ainda oferece excelentes ferramentas e continua sendo o líder do serviço de pesquisa e navegação por mapas no Brasil.

12. Google Assistant

Confira o resultado e jogos e outros recursos pelo Google Assistant no iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Se você está cansado das limitações da Siri, pode utilizar o Google Assistant como sua assistente virtual no iPhone. Embora não possa ser padrão no sistema, você pode usá-la no app Google Assistant e contar com praticamente as mesmas funcionalidades presentes em um smartphone Android.

13. Suíte para produtividade

Utilize a suíte de produtividade do Google no iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Aqui a disputa é bastante acirrada com as suítes oferecidas pela Apple (Pages, Number e Keynote) e pela Microsfot (Word, Excel e PowePoint). Os apps Documentos, Planilhas e Apresentações são totalmente gratuitos, completos e bastante integrado com o Google Drive e outros serviços do Google.

Definindo aplicativos padrões

O iOS ainda permite que você modifique os aplicativos de e-mail e browser como padrões do iOS. Para isso, basta ir no app Ajustes, entrar no app que você desejar alterar e configurá-lo na opção "App de Navegador Padrão". Infelizmente, nem todos os aplicativos acima podem ser configurados como principais do iPhone, como o Google Assistant.

Torne padrões no sistema o Chrome e o Gmail - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

O Google conta ainda com muito mais aplicativos para iOS, então dê uma boa vasculhada em todas as opções diretamente na App Store.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.