3 melhores aplicativos de e-mail para iPhone

3 melhores aplicativos de e-mail para iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 05 de Agosto de 2021 às 20h40
Torsten Dettlaff/Pexels

O app Mail é cliente de mensagens eletrônicas padrão em iPhones e dispositivos da Apple. Embora tenha uma interface simples e bastante fácil de usar, ela pode ser enjoativa e escasso de funções interessantes vistas em outros clientes de e-mail na App Store.

Por isso, testamos alguns aplicativos como alternativa ao Mail para você adotar um novo aplicativo para visualizar, acessar e gerenciar suas contas de e-mail. Cada app da lista se destaca por funções que podem fazer a diferença na sua rotina e aprimorar a produtividade, como notificações mais inteligentes, prioridade de e-mails, colaboração em equipe, mais rapidez e interface elegante.

Quer saber mais? Confira 3 aplicativos de e-mail que escolhemos como os melhores para serem utilizados no iPhone e diga adeus ao app Mail. Todos são gratuitos, no entanto, podem existir opções de assinatura apenas para serviços extras que visam aprimorar a experiência do usuário.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

1. Spark

Premiado pela Apple e considerado por críticas especializadas o melhor cliente de e-mail da App Store, o Spark certamente devolve ao usuário a satisfação de ler e acessar suas mensagens eletrônicas. O seu design elegante e bastante leve condiz com suas funções poderosas, que dispõe de automação para organizar a caixa de entrada apenas com e-mails importantes por meio de sua função Smart.

Além disso, é possível trabalhar em equipe em discussão privada, escrever e-mails em conjunto, adiar leituras de e-mail, encontrá-los rapidamente por pesquisa em linguagem natural e receber apenas notificações de e-mails importantes. Muitos recursos, não é mesmo?

Para aprimorar ainda mais a produtividade do usuário, é possível fazer integrações com o Dropbox, iCloud Drive e outros serviços de nuvem da web. O app também entrega um calendário inteligente, que te deixa em dia com sua agenda pessoal ou de trabalho.

Precisa compartilhar e-mail com outras pessoas? Basta criar um link seguro de compartilhamento de conversas. Elas podem ser lidas no Slack, Skype, sistemas de CRM ou outra mídias com pessoas para colaboração.

Ao enviar e-mails, pode alternar para escolher a assinatura ideal a determinada ocasião. É uma boa maneira de separa a vida pessoal e a profissional, por exemplo, para quem utiliza uma conta de e-mail.

Certamente o Spark tem tudo para ser seu cliente de e-mail favorito. O app também está disponível para iPad, Mac e Apple Watch, com sincronização dos dados entre as plataformas.

O Spark tem interface limpa e recursos inteligentes de organização de e-mails - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

2. Gmail

Se você utiliza uma conta Google de e-mail, certamente deve optar pelo seu app oficial. O Gmail é perfeito para usuários que estão no ecossistema Google, com interface elegante, notificações inteligentes e compatibilidade com várias contas simultâneas.

As funções de produtividade do Gmail são bastante interessantes: em conjunto com o Google Agenda, você pode aceitar convite para reuniões rapidamente e manter-se em dia com o app. Além disso, ele também faz parte do Google Workspace, que facilita a conexão com uma equipe de trabalho, e fazer videochamadas por meio do Google Meet.

Outra função bastante útil do Gmail é a Resposta inteligente e a Escrita Inteligente, responsáveis por apresentar sugestões de palavras durante a construção do texto de e-mail e corrigir eventuais erros gramaticais. Tudo é bastante intuitivo e feito de maneira bastante eficaz.

O app também garante proteção ao usuário com seu aprendizado de máquina. Este recurso é capaz de bloquear mais de 99,9% das tentativas de spam, phishing e malware. Diga adeus definitivo ao vírus I Love You, ele simplesmente nunca chegará a ocupar espaço na caixa de entrada da sua conta de e-mail do Google.

Sua inteligência de aprendizado separa e-mails em categorias diferentes: em "Principais", todos os e-mails mais importantes são filtrados e notificados para o iPhone; em "Promoções", mensagens de ofertas, principalmente de empresas e-commerce; em "Atualizações", e-mails de aplicativos para confirmação de código, informações pessoais e outros serviços.

Por fim, ainda há um último recurso matador: o cancelamento de envio. Se você terminou de escrever uma mensagem, apertou enviar e se arrependeu, ainda terá 5 segundos finais para cancelar a partida definitiva.

Apesar dos inúmeros benefícios, o acesso ao app do Gmail é limitado: o aplicativo está disponível na App Store apenas para iPhone e iPad. No Mac, claro, pode ser acessado por um navegador web.

O Gmail tem recursos excelentes para usuários que utilizam ecossistema Google - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

3. Outlook

O Outlook é a solução de cliente de e-mail da Microsoft e, simplesmente, um dos mais baixados da App Store. O aplicativo está renovado, conta com uma interface intuitiva, voltada para dar destaque às suas funções inteligentes e produtividade do usuário.

Ao abrir o app, é possível ver a separação de e-mails: em "Destaques" e "Outros". Enquanto o primeiro merece a atenção do usuário, notificando-o a cada nova mensagem, a seção "Outros" agrupa e-mails não tão importantes, sem necessidade urgente de ler ou sequer avisar sobre o recebimento.

A barra de menus inferior destaca apenas três opções, a Caixa de Entrada, Pesquisa e Calendário. O Outlook preza pela concentração do usuário, com foco em organização e conexão com outras pessoas. Você pode compartilhar com colegas de equipe e outros usuários o seu status de disponibilidade e marcar reuniões facilmente.

A integração com outros aplicativos como OneDrive e Dropbox é muito útil para baixar e compartilhar anexos. Do mesmo modo, o pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e outros) é excelente para visualizar, editar arquivos e trabalhar em conjunto. É importante citar que a utilização desta integração pode depender de uma assinatura mensal, a partir de R$ 35,90 por mês.

Assim como o Spark, o app do Outlook é multiplataforma e pode ser baixado também pela App Store do Mac, iPad e Apple Watch.

A interface simples e voltada à produtividade tornam o Outlook uma excelente opção para o iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Então, gostou da lista? Qual cliente de e-mail você utiliza no iPhone? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.