Como descobrir qual música está tocando com o iPhone

Por Lucas Wetten | 18 de Abril de 2021 às 12h00
Foto: C D-X (Unsplash)

Quem conhece e se lembra do Moto ID? Lançado em 2009, foi primeira ferramenta de reconhecimento de música que ficou famosa e disponível em aparelhos celulares - no caso, apenas dispositivos Motorola.

Com o decorrer dos anos seguintes, o Shazam se tornou o principal aplicativo com esta finalidade. Nos anos mais recentes, a empresa tem feito parcerias e colaborações com empresas de tecnologia, buscando trazer cada vez mais novos usuários ao seu aplicativo.

Uma dessas parcerias foi justamente com a Apple: usuários que baixassem o aplicativo de reconhecimento de música e o utilizassem para identificar uma canção poderiam ativar uma promoção para usar 5 meses grátis do serviço de música da Apple, o Apple Music. A promoção, no entanto, não se estendia aos assinantes atuais do serviço, apenas aos novos.

Mas não foi só essa parceria: a Siri também ganhou a funcionalidade de acionar o Shazam para você, mesmo que você não possua o aplicativo instalado no seu iPhone.

Saiba como utilizar o Reconhecimento de Música do iPhone com a Siri:

Passo 1: quando estiver em um ambiente com uma música tocando, acione a Siri e pergunte "Que música é essa?" ou então "O que está tocando?".

Peça para Siri identificar a música que está tocando. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: aguarde enquanto a Siri vai detectar para você.

Aguarde a resposta da Siri. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: após alguns segundos, ela deve reconhecer a música. O nome do artista e da música vão aparecer em uma janela no topo da tela para você. Caso você seja assinante do Apple Music, clique na janela para abrir a música no aplicativo da Apple.

No topo da tela, uma janela vai se abrir com o resultado da busca. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: na área inferior da tela, o nome do artista e da música também vão aparecer no texto de resposta da Siri, se o seu iPhone estiver com a opção de fala escrita ativada. Caso não esteja, entenda como transcrever em texto as falas da Siri no iPhone.

Com a fala escrita ativada, o resultado da busca também vai aparecer na sua conversa com a Siri. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.