3 formas de reconhecer a música que está tocando no iPhone

3 formas de reconhecer a música que está tocando no iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 09 de Junho de 2021 às 15h25
Foto: C D-X (Unsplash)

Quem conhece e se lembra do Moto ID? Lançado em 2009, foi primeira ferramenta de reconhecimento de música que ficou famosa e disponível em aparelhos celulares - no caso, apenas dispositivos Motorola.

Com o decorrer dos anos seguintes, o Shazam se tornou o principal aplicativo com esta finalidade. Nos anos mais recentes, a empresa tem feito parcerias e colaborações com empresas de tecnologia, buscando trazer cada vez mais novos usuários ao seu aplicativo.

Uma dessas parcerias foi justamente com a Apple: usuários que baixassem o aplicativo de reconhecimento de música e o utilizassem para identificar uma canção poderiam ativar uma promoção para usar 5 meses grátis do serviço de música da Apple, o Apple Music. A promoção, no entanto, não se estendia aos assinantes atuais do serviço, apenas aos novos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Atualmente, o reconhecimento de música se estendeu além do Apple Music e ocupa espaços nobres do iOS que facilitam ao usuário a descobrir rapidamente a música que está tocando de forma nativa: pela Siri, que aciona o Shazam por comando de voz, ou pela Central de Controle.

O aplicativo do Shazam também continua disponível na App Store para ser baixado para aproveitar mais recursos. Quer conhecer melhor todas essas possibilidades para reconhecer música no iPhone? Confira, abaixo, o tutorial que preparamos.

Como utilizar o Reconhecimento de Música do iPhone

1. Peça à Siri

Passo 1: quando estiver em um ambiente com uma música tocando, acione a Siri e pergunte "Que música é essa?" ou então "O que está tocando?".

Peça para Siri identificar a música que está tocando. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: aguarde enquanto a Siri vai detectar para você.

Aguarde a resposta da Siri. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: após alguns segundos, ela deve reconhecer a música. O nome do artista e da música vão aparecer em uma janela no topo da tela para você. Caso você seja assinante do Apple Music, clique na janela para abrir a música no aplicativo da Apple.

No topo da tela, uma janela vai se abrir com o resultado da busca. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: na área inferior da tela, o nome do artista e da música também vão aparecer no texto de resposta da Siri, se o seu iPhone estiver com a opção de fala escrita ativada. Caso não esteja, entenda como transcrever em texto as falas da Siri no iPhone.

Com a fala escrita ativada, o resultado da busca também vai aparecer na sua conversa com a Siri. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

2. Pela Central de Controle

O Reconhecimento de Música pelo Shazam está integrado nativamente à Siri assim como ao iOS, portanto, vale lembrar que você não precisa baixar o app para seguir este método. Descubra músicas pela Central de Controle facilmente seguindo os passos abaixo:

Passo 1: vá ao app "Ajustes", toque em "Central de Controle".

Caption

Passo 2: role a tela para baixo e toque no botão de adição ("+") em "Reconhecimento de Música".

Adicione o Shazam à Central de Controle - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: abra a Central de Controle em qualquer tela do iOS e toque no ícone do Shazam para reconhecer automaticamente a música que está tocando no ambiente. O recurso ficará ativado apenas por alguns instantes.

Toque no Shazam diretamente da Central de Controle para reconhecer uma música - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: assim que receber o reconhecimento da música, pressione a notificação para ver mais detalhes e ser direcionado ao Apple Music.

Obtenha mais detalhes da música descoberta e ouça no Apple Music - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

3. Pelo aplicativo oficial do Shazam

O aplicativo do Shazam entrega mais recursos que as soluções nativas do iOS, como ver uma prévia do clipe da canção, conferir as últimas descobertas, sincronizar músicas com o Apple Music, entre outros. Para saber como baixar o app e usá-lo, siga os passos abaixo:

Passo 1: baixe o Shazam na App Store.

Pesquise pelo Shazam na App Store para baixá-lo - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: abra o app na tela inicial e toque no símbolo do Shazam para descobrir uma música.

Toque no botão de Shazam para descobrir uma nova música - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: toque em "Apple Music" ou "Abrir" para ouvir a música completa, ou toque em "Adicionar" para colocá-la em uma playlist do Apple Music.

Confira as opções indicadas e receba sugestões de músicas do conjunto musical - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: role a tela para baixo e veja as últimas descobertas pelo app.

Confira as últimas descobertas feitas pelo Shazam - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.