Shazam ganha redesign no iOS e agora identifica músicas tocadas no navegador web

Por Ramon de Souza | 14 de Dezembro de 2020 às 21h40
Shazam
Tudo sobre

Shazam

Saiba tudo sobre Shazam

Ver mais

O Shazam é, sem dúvidas, um dos serviços mais úteis criados na história da computação. Para quem não o conhece (sério mesmo?), trata-se de uma ferramenta capaz de “ouvir” a música que está sendo reproduzida no ambiente e identificá-la, lhe informando seu nome e artista responsável. Até então, porém, ele estava limitado a aplicativos para dispositivos móveis — afinal, a ideia era que você descobrisse o título daquela canção bacana que começou a tocar na balada e que fez geral dançar.

A novidade da vez é que, agora, o Shazam possui uma versão web. É isso mesmo: basta acessar shazam.com e clicar no gigantesco botão azul no centro da página. A plataforma vai ouvir o que está sendo reproduzido em seu desktop e, em menos de um minuto, vai lhe retornar com o resultado. Fizemos alguns testes ouvindo músicas no Spotify e a ferramenta se mostrou extremamente eficaz. Ela mostra até mesmo o gênero da canção, a letra, o videoclipe (se disponível) e canções semelhantes.

Imagem: Captura de Tela/Canaltech

É importante ressaltar que, no caso, a detecção do Shazam Web é em relação a música que está tocando no desktop, e não ao seu redor (ele não utiliza o microfone do seu notebook). Ainda assim, venhamos e convenhamos: ele será bem útil para aqueles momentos em que assistimos a um vídeo no YouTube e queremos descobrir qual é aquela melodia utilizada como trilha sonora. Infelizmente, por enquanto, a novidade só está disponível para Safari, Chrome e Firefox no macOS e no ChromeOS.

Ao mesmo tempo, o Shazam redesenhou seu app oficial para iOS. O botão de identificação de músicas ficou bem maior e, ao deslizar a tela para o lado, revela-se a aba “Minha Música”. Há ainda novas notificações para tentativas fracassadas de identificar uma canção. A integração com o Apple Music, naturalmente, também foi aprimorada. Você já pode baixar a compilação atualizada do software pela App Store — basta certificar-se de adquirir a versão de número 14.2 (coincidentemente, o mesmo número da versão atual do iOS).

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.