Como usar o Shazam para reconhecer músicas no celular

Por Matheus Bigogno Costa | 21 de Janeiro de 2021 às 11h50
Dean mellis
Tudo sobre

Shazam

Saiba tudo sobre Shazam

Ver mais

O Shazam (Android | iOS) é um app desenvolvido para dispositivos móveis que é capaz de identificar músicas que estão tocando no ambiente, sem a necessidade de fazer uma busca mais detalhada por ela na internet.

Este foi um dos motivos pelos quais a plataforma se tornou tão popular entre os usuários. Ainda em 2018, quando foi oficialmente adquirido pela Apple, o app acumulava mais de 1 bilhão de downloads e cerca de 20 milhões de músicas pesquisadas diariamente. Em 2020, atingiu a marca de 200 milhões de usuários mensais.

Mas, o que é realmente o Shazam e como usá-lo? Confira abaixo!

O que é Shazam

Como dito acima, Shazam é uma plataforma que foi lançada para dispositivos Android e iOS e é capaz de reconhecer músicas do ambiente utilizando o microfone do seu aparelho. Assim, o app grava um pequeno trecho da canção que está tocando e compara-o com uma base de dados para poder encontrar quais são as opções similares.

Shazam é uma plataforma apaz de reconhecer músicas do ambiente utilizando o microfone (Captura de tela: Matheus Bigogno)

No momento em que a relação é feita, é retornado para o usuário informações como o nome da música e do artista. A plataforma ainda permite assistir ao clipe dela no YouTube ou ouvi-la através de plataformas de streaming, como Apple Music, Spotify, Deezer, entre outras.

A empresa foi fundada em Londres em 1999, porém, em 2018 foi oficialmente adquirida pela Apple por US$ 400 milhões. Isso trouxe muitas novidades para os usuários, além de acabar com os anúncios que eram exibidos dentro do app.

Como usar o Shazam

Passo 1: abra o app do Shazam em seu celular, clique no ícone circular no centro da tela e espere o app “ouvir” a música.

Abra o app do Shazam, clique no ícone central e espere o app reconhecer a música (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Importante: em alguns casos, especialmente quando há grande quantidade de ruído no ambiente, pode ser que a plataforma não reconheça algumas músicas.

Passo 2: assim que a música for reconhecida, será exibido o nome dela e do artista. Você pode selecionar métodos para ouvi-la, clicando no ícone de “Três pontos” no canto inferior direito.

Assim que a música for reconhecida, será exibido o nome dela e do artista (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: com o menu aberto, selecione em qual serviço de streaming você quer ouvir a música encontrada.

Você ainda pode selecionar em qual serviço de streaming quer ouvi-la (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: no menu superior, também é possível acessar a letra, o vídeo do YouTube, mais informações sobre o artista ou compartilhá-la nas suas redes sociais.

Utilize o menu superior para acessar a "Letra", "Vídeo" e mais informações sobre o artista (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: acesse a aba da “Biblioteca” para visualizar todas as músicas que você encontrou usando a plataforma.

Acesse a aba "Biblioteca" para ver todas as músicas que foram encontradas na plataforma (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: na aba “Tops”, você pode acessar quais são as músicas mais escutadas no mundo todo.

Na aba "Tops", você pode acessar as maiores tendências musicais do mundo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode utilizar o Shazam para encontrar as músicas que estão tocando no ambiente, mas você não as conhece.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.