Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo recurso do Apple Music quer ajudar jovens com distúrbios de fala

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Março de 2021 às 10h00

Link copiado!

apple
apple
Tudo sobre Apple

Em uma iniciativa inusitada, a Apple firmou uma parceria com a Warner Music para lançar as Saylists, playlists do Apple Music criadas especialmente para ajudar pessoas que sofrem com distúrbios de fala a treinar a pronúncia de sons considerados desafiadores. A ideia é que o usuário acompanhe as canções — todas com um forte uso de tais fonemas — e cante junto com os artistas em um esforço para praticar a dicção.

De acordo com a BBC, o projeto utilizou algoritmos inteligentes para criar as listas de reprodução; ao jornal, o chefe executivo da Universidade Real da Fala e da Linguagem Kamini Gadhok afirmou: “Sempre temos o prazer de ouvir sobre abordagens inovadoras que auxiliam os fonoaudiólogos em seu trabalho. Tal como acontece com todas as novas técnicas e ferramentas, recomendamos uma avaliação e um monitoramento eficaz dos resultados”.

Usando o algoritmo, a Maçã analisou as letras de seu catálogo de mais de 70 milhões de faixas e separou 173 músicas agrupadas em diferentes playlists — cada uma visa treinar um som distinto: “ch,” “d”, “f”, “g”, “k”, “l”, “r”, “s”, “t” e“z”. Entre as obras selecionadas, podemos destacar Don’t Start Now da Dua Lipa e Right Now, de Fatboy Slim; também há canções do David Bowie, Lizzo e Melanie Martinez.

Continua após a publicidade

Naturalmente, as Saylists têm como foco a pronúncia do inglês e o projeto é focado no uso para internautas anglófonos. Porém, nada impede que você utilize-o para praticar a pronúncia correta do idioma estrangeiro — basta pesquisar o nome das playlists no Apple Music e será possível acessá-las a partir de qualquer país.

Fonte: BBC