Como economizar muita bateria no iOS 15

Como economizar muita bateria no iOS 15

Por Thiago Furquim | Editado por Guadalupe Carniel | 10 de Outubro de 2021 às 19h00
Felipe Freitas/Canaltech

A cada nova atualização do sistema operacional do iPhone, é comum que hajam relatos de diminuição da duração da vida útil de bateria. Embora esse problema possa estar relacionado a outros fatores, uma nova versão do iOS sempre acompanha recursos e tecnologias que devem consumir a energia do aparelho mais rapidamente.

Antes de tudo, verifique a saúde de bateria do seu iPhone. Assim, você pode receber um dado detalhado da condição física da sua bateria, se ainda está entregando uma performance adequada ou está prejudicada pela degradação natural.

Entretanto, é natural que novos recursos embutidos na atualização do iOS 15 podem consumir mais recursos da bateria e se tornar uma verdadeira dor de cabeça para os usuários. Afinal, o iPhone é um dispositivo que carregamos a maior parte do tempo conosco, seja para nos manter em contato com outras pessoas, para trabalho, entre outros fatores.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por isso, o Canaltech reuniu 13 dicas essenciais para você economizar muita bateria no iOS 15. Alguns dos fatores de alto consumo de energia já são bastante conhecidos por pessoas mais experientes no mundo Apple, mas, também, há dicas relacionadas ao novo sistema operacional que pouca gente sabe.

1. Desative as atualizações em segundo plano

As atualizações em segundo plano possuem o dever de manter o sistema de multitarefas sempre funcionado, principalmente os aplicativos usados com mais frequência. Embora isso poupe tempo ao usuário, o funcionamento constante do recurso é um dos principais vilões de bateria do iPhone.

Para desativar essa função, abra o app Ajustes, toque em "Geral" e entre em "Atualizações em 2º plano". Depois, toque no recurso e escolha a opção "Desativado", ou apenas escolha para apps que você deseja desabilitá-lo.

Desative as atualizações em segundo plano de apps e recursos no iOS - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

2. Desative os serviços de localização

O registro da sua localização é importante para que aplicativos possam dar sugestões baseados pelo local e oferecer serviços. Entretanto, algumas funções do iOS utilizam desnecessariamente este recurso, consumindo muita bateria do iPhone.

Desative-o no app Ajustes, indo em "Privacidade" e tocando em "Serviços de Localização". Por fim, desabilite a função "Serviços de Localização" enquanto não estiver usando, ou configure em apps e serviços do sistema de forma individual.

Os Serviços de Localização são um dos maiores vilões de bateria do iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

3. Desative o rastreamento de apps

O Rastreamento é uma função lançada no iOS 14 que repercutiu bastante no universo da tecnologia. Ele obriga que apps baixados pelo usuário peçam permissão para rastrear suas atividades e seus dados. Impedir que apps coletem informações sobre você, além de prezar pela sua privacidade, também evita que um processo a mais gaste bateria do iPhone.

Para desativar totalmente o rastreamento de aplicativos, vá ao app Ajustes, toque em "Privacidade" e selecione "Rastreamento". Então, desative a opção "Permitir Solicitações" ou desative individualmente em cada aplicativo.

Desative a permissão para rastreamento de apps no iOS - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

4. Desative notificações de aplicativos

As notificações de aplicativos são importantes para manter o usuário atualizado, recebendo as últimas novidades, atualizações, novas mensagens e outros alertas. Entretanto, cada app precisa usar recursos do sistema em segundo plano para enviar notificações no iPhone — isso, claro, compromete a vida útil da bateria.

Embora o iOS 15 não permita que você desabilite todas as notificações, você pode determinar quais apps devem enviar alertas para o iPhone. Para isso, basta ir no app Ajustes, tocar em "Notificações", entrar em um app e, por fim, desabilitar a opção "Permitir Notificações".

Caption

5. Desative o Tempo de Uso

O Tempo de Uso é um ótimo recurso para controlar a maneira como você ou um dependente utiliza o smartphone. Além de ver quais apps são mais visualizados — e quanto tempo você gasta no iPhone —, esse recurso é capaz de limitar o uso de aplicativos, compras na App Store e outras possibilidades.

Obviamente, um processo que controla todo o uso do aparelho consome a energia da bateria gradualmente. Se você não faz questão das funcionalidades do Tempo de Uso, desative-o indo no app Ajustes, tocando em "Tempo de Uso" e, na parte inferior da tela, "Desativar Tempo de Uso".

O Tempo de Uso pode ser desativado para economizar bateria - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

6. Desative o Live Text da câmera

O Live Text é uma das melhores funções lançadas pelo iPhone. Afinal, você pode copiar magicamente textos de fotos e imagens rapidamente pelo recurso para anotar informações importantes ou ligar para algum anúncio específico. Entretanto, se você utiliza muito o app de câmera, esse recurso fica constantemente mapeando o local para achar texto.

A boa notícia é que você pode desativar o Live Text apenas na câmera do iPhone, mantendo funcionado no sistema. Para isso, no app Ajustes, toque em "Câmera", e desative a opção "Mostrar Texto Detectado".

Desative o Live Text na câmera do iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

7. Desative a reprodução automática de vídeos no Safari

Infelizmente, é comum navegarmos por sites no Safari e nos depararmos com vídeos reproduzindo automaticamente, sem permissão. Além de irritante, eles também consomem energia do iPhone. O que poucas pessoas sabem é que o iOS permite que você bloqueie o autocarregamento de vídeos no navegador.

Para desativar a reprodução automática de vídeos no Safari, vá ao app Ajustes, toque em "Acessibilidade", depois vá em "Ajustes por App", toque em "Adicionar App" e escolha o Safari. Por fim, vá em "Pré-visualização Automática" e toque em "Desativado".

Caption

8. Desative downloads e atualizações automáticas de apps

Para manter todos os seus aplicativos atualizados com suas versões mais recentes, a App Store costuma mapear os apps e atualizá-los em segundo plano. Esse recurso consome silenciosamente a bateria do seu iPhone. Além disso, ela também sincroniza apps baixados no smartphone em outros dispositivos móveis com mesmo ID Apple.

Caso você não ache essas funções importantes, pode desabilitá-los facilmente. Vá em Ajustes, depois em "App Store" e desative as opções "Apps" e "Atualizações de Apps".

Desative as atualizações automáticas da App Store - Captura de tela: Thiago Furquim (Canatech)

9. Reduza o movimento de animações da interface

Já estamos acostumados com a fluidez que as animações do iOS nos oferece. Seja para minimizar ou abrir um app, entrar na Central de Controle e outras ações do sistema, tudo funciona de maneira bastante elegante. Contudo, não é preciso dizer que isso custa um preço alto para a bateria.

Para diminuir o movimento das animações de interface, vá ao app Ajustes, toque em "Acessibilidade", depois em "Movimento" e ative a opção "Reduzir Movimento".

Reduza os efeitos de movimento do iOS - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Caso você utilize muito o iMessage, uma dica extra aqui é desabilitar a opção "Efeito em Mensagens", logo abaixo, que impede a reprodução automática de animações enviadas no mensageiro.

10. Ative o Modo Pouca Energia

Umas das opções mais práticas para economizar energia do app, como o próprio nome sugere, é o Modo de Pouca Energia. O recurso diminui as atividades em segundo plano e bloqueia outros que não são urgentes para que o iPhone retenha energia no aparelho.

Para ativá-lo, basta ir ao app Ajustes, tocar em "Bateria" e ativar o "Modo Pouca Energia".

Economize tempo de bateria ativando o Modo Pouca Energia - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

11. Ative o Modo Escuro

Essa é uma dica especial para donos de iPhones com telas OLED, ou Super Retina e Super Retina XDR. Sua grande vantagem é a tecnologia de emissão de luz por pixels individualmente, que desligam automaticamente quando a cor preta é exibida na tela. Portanto, se a cor preta for dominante, menos luz será emitido do display e maior será a economia de bateria.

Os smartphones da Apple que se beneficiam com essa dica são: iPhone X, XS, XS Max, 11 Pro, 11 Pro Max, 12, 12 mini, 12 Pro, 12 Pro Max, 13 mini, 13 Pro e 13 Prox Max. Para ativar o Modo Escuro, vá ao app Ajustes, toque em "Tela e Brilho" e ative a opção "Escura".

Toque na opção de tela escura para que o display emita menos luz e economize energia - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

12. Não feche aplicativos no multitarefa

Se você costuma fechar aplicativos do multitarefa constantemente pensando que está economizando bateria, vai se surpreender com essa informação: na verdade, está gastando ainda mais energia do iPhone. O mito de que essa ação poupa energia deriva dos primeiros smartphones Android lançados no mercado, que não contavam com gerenciamento inteligente de apps abertos.

Desde que o multitarefa foi lançado no iPhone, no OS 4, ele fora projetado para não comprometer a bateria do aparelho. Portanto, apenas feche aplicativos do multitarefa que você não vai utilizar em curto prazo, ou não o encerre (caso não esteja apresentando problemas de performance).

Evite fechar aplicativos do multitarefa constantemente - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

13. Mantenha o iPhone atualizado

Por último - e não menos importante - mantenha sempre o seu iPhone atualizado. Embora novos sistemas costumem dar problemas com o desempenho da bateria, as suas atualizações posteriores corrigem bugs e aprimoram os recursos e as tecnologias embutidas no iOS.

Para buscar por uma atualização de sistema, vá ao app Ajustes, toque em "Geral", entre em "Atualização de Software" e instale a novidade mais recente (se houver).

Matenha o iPhone sempre atualizado - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.