Como usar o Filtro de SMS do iOS 15

Como usar o Filtro de SMS do iOS 15

Por Thiago Furquim | Editado por Guadalupe Carniel | 18 de Outubro de 2021 às 08h00
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)

Uma das grandes novidades do app Mensagens no iOS 15 e, em especial, para brasileiros é o SMS Filter, ou Filtro de SMS. Esse recurso utiliza a inteligência artificial para detectar mensagens indesejadas, como marketing e tentativas de golpe, para manter a caixa de entrada do iMessage mais ordenada — conforme o conteúdo da mensagem e o emissor.

Essa é uma novidade que já havia sido apresentada no iOS 14 para o mercado indiano, chegando ao Brasil na mais recente atualização do sistema. Embora a Apple não tenha formalizado uma razão pela escolha, pode-se entender que o SPAM é um tormento que atrapalha significativamente a nossa experiência com o iMessage.

A Apple explica o novo recurso do Filtro de SMS em seu site:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Filtro de SMS é habilitado por padrão para ajudar os usuários a organizar suas mensagens. Usando o aprendizado de máquina no dispositivo, as mensagens de remetentes desconhecidos podem ser classificadas em duas subcategorias: Transações ou Promoções. O Filtro de SMS não envia nenhum conteúdo ou dados do Mensagens para a Apple.

Como ativar o Filtro de SMS?

O Filtro de SMS já está ativado nativamente no iOS 15 e você pode vê-lo em ação abrindo o app Mensagens. Nele, você verá três caixas especiais na seção "Filtrado por SMS Filter", que são:

  • Transações
  • Promoções
  • SPAM
O Filtro de SMS deixa a caixa do iMessage mais organizada - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Assim, ao entrar na caixa de "Conhecidos", você terá a sensação de que abriu o iMessage — visto que você visualiza apenas as mensagens dos seus contatos e grupos. É uma forma muito mais agradável e deve estimular os usuários brasileiros a dar preferência para a plataforma de mensagens instantâneas da Apple.

Caption

Note que o Filtro de SMS apenas move as mensagens indesejadas para pastas distintas, por isso você ainda pode continuar sendo notificados por elas normalmente.

Como desativar o Filtro de SMS?

Caso você não esteja satisfeito com o recurso, pode desativá-lo no iPhone. Para isso, basta abrir o app Ajustes e ir em "Mensagens" > "Desconhecidas e Indesejadas". Por fim, desmarque a opção "Filtrar Desconhecidos".

Desmarque a opção acima para desativar o Filtro de SMS - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.