Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como carregar o iPhone corretamente

Por| Editado por Bruno Salutes | 06 de Dezembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

Imagem: Thai Nguyen/Unsplash
Imagem: Thai Nguyen/Unsplash
Tudo sobre Apple

Colocar o iPhone para carregar pode ser um assunto bastante óbvio para muitos usuários; afinal, basta conectar o dispositivo em um cabo compatível e espetá-lo num carregador ou em uma porta USB. Entretanto, você deve ter atenção com a forma que está carregando-o para evitar prejuízos devido ao mal uso.

Qual a melhor forma de carregar o iPhone

Embora o componente físico de bateria do iPhone não tenha mudado drasticamente nos últimos anos, a Apple tem melhorado consideravelmente — por engenharia de software — o gerenciamento de energia do aparelho. As mudanças garantem maior durabilidade e derrubam muitos mitos na internet sobre supostas formas erradas de carregar o smartphone.

Continua após a publicidade

Por isso, você não deve se preocupar com a forma que está carregando o iPhone já que dificilmente estará cometendo um equivoco grave. Ainda assim, deve-se considerar que existem algumas maneiras de carregar o dispositivo que podem comprometer diretamente a durabilidade da bateria. Confira, abaixo, nossa lista sobre como carregar corretamente o seu iPhone.

Antes de começar, confira sempre o ícone de carregamento do seu iPhone para verificar se o aparelho está recebendo energia corretamente. Caso aconteça qualquer problema, ao invés de surgir um ícone verde, o dispositivo acusará um acessório incompatível. A partir desse ponto, não insista e troque o cabo ou o carregador pelo mais adequado.

1. Utilize cabos e carregadores originais ou homologados

Você já caiu na tentação de comprar um carregador baratinho na mão do cambista ou daquela loja da esquina? Essa simples economia pode trazer um prejuízo enorme para o seu iPhone e o seu bolso. Afinal, carregadores não fabricados ou homologados pela Apple não garantem testes rigorosos de qualidade. Colocá-los para carregar não somente pode comprometer a bateria como colocar em risco a sua saúde.

Continua após a publicidade

Além disso, acessórios paralelos também podem queimar o chip U2, componente responsável pelo gerenciamento de energia do iPhone. Ele é o responsável pelo reconhecimento adequado do smartphone a um computador pelo iTunes ou em um Mac pelo Finder.

Se você deseja optar por um carregador de outra marca, procure por opções conhecidas no mercado. Empresas de grande porte costumam seguir todas as normas impostas pelas Anatel e demais órgãos reguladores internacionais. Essa premissa também vale para os carregadores MagSafe e sem fio Qi.

O Canaltech tem uma matéria completa sobre o perigo de usar carregadores falsos e como reconhecer um modelo original ou homologado. Assim, você estará seguindo corretamente as normas de segurança da Apple e preservará ao máximo o iPhone.

Continua após a publicidade

2. Verifique a potência do carregador

Os carregadores rápidos se tornaram um grande sucesso no mercado pela velocidade de carregamento dos dispositivos móveis em comparação aos modelos com 5 W. No entanto, não é recomendável utilizar um carregador desse modelo sem ter conhecimento prévio da corrente de saída, frequência e outros dados importantes.

Segundo a Apple, os requisitos para esse tipo de adaptador em um iPhone 12 ou posterior são:

  • Frequência: 50 a 60 Hz, fase única
  • Voltagem de Linha: 100 a 240 VAC
  • Voltagem/Corrente de Saída: 5V/3A ou 9V/2A
  • Energia Mínima de Saída: 18 W ou 20 W
  • Porta de Saída: USB-C
Continua após a publicidade

Caso seja um carregador comum, as especificações são:

  • Frequência: 50 a 60 Hz, fase única
  • Voltagem de linha: 100 a 240 V
  • Voltagem de saída: 5V/1A
  • Porta de Saída: USB

Esteja atento a esses dados em um acessório de terceiros. Se possível, evite utilizar carregadores de outros dispositivos no iPhone, como o iPad ou do Mac. Cada um possui especificações adequadas ao aparelho que receberá a energia.

3. Preserve o iPhone do calor excessivo

Continua após a publicidade

Se você nota que o iPhone ou o carregador esquenta demais enquanto a bateria está carregando, não se preocupe. Os adaptadores originais e homologados pela Apple seguem normas de segurança que respeitam o limite de calor que os dispositivos podem suportar. Por isso, evite tocá-los com frequência para não causar uma lesão na pele ou desconforto.

Ainda assim, fique atento sobre a exposição solar ou de alta temperatura do seu smartphone durante o carregamento. Coisas como deixá-lo sob o sol, perto de um fogão ou dormir sobre ele pode afetá-lo e causar uma sobrecarga de calor, causando danos à bateria e, possivelmente, à sua saúde. Mantenha o dispositivo em um local fresco e ventilado enquanto estiver conectado a um adaptador.

Mitos sobre o carregamento do iPhone

Há diversas lendas na internet sobre formas corretas de carregar o iPhone. Algumas são encontradas facilmente em diversos sites que remontam práticas dos modelos antigos de bateria, antes do íon de lítio — tecnologia utilizada atualmente. Por isso, confira abaixo os principais mitos sobre o assunto.

Continua após a publicidade

1. Não deixe o iPhone carregar aos 100% ou descarregar a 0%

Esse é um dos mitos mais comuns encontrados pela internet e, de fato, tinha algum sentido. Era bastante comum que as baterias, ao chegar aos 100%, apresentasse falhas de performance pela sobrecarga prolongada. A lógica inversa vale a 0%, visto que causa uma degradação irreversível ao componente de energia.

A Apple sabe muito bem como as baterias modernas funcionam e a solução encontrada pela empresa vem do software: o sistema operacional iOS conta com o recurso Carregamento Otimizado. Assim, ele entende como você utiliza o smartphone e evita que a bateria fique sobrecarregada ou totalmente sem carga.

Confira nossa matéria completa sobre como usar o carregamento otimizado de bateria do iPhone para você não precisar se preocupar com esse mito.

Continua após a publicidade

2. Descarregue completamente a bateria uma vez ao mês

Esse é mais um dos mitos que surgiram na internet e que confunde a cabeça dos usuários. Além de não ter lógica, é contraditório com a recomendação de não descarregar até 0%. Afinal, você precisa zerar completamente a bateria do iPhone uma vez ao mês?

A Apple não orienta de nenhuma forma que você programe uma data do mês para utilizar toda a carga de bateria. Portanto, continue utilizando seu smartphone normalmente e coloque-o para carregar sempre que achar necessário.

3. Mantenha a carga da bateria acima dos 30%

Continua após a publicidade

A bateria de lítio mantém, sim, uma preservação maior de sua saúde enquanto opera em níveis de 30% a 80% da sua capacidade total. Todavia, não faz nenhum sentido se preocupar com isso no uso cotidiano do iPhone.

Além de não ser diretamente determinante para a saúde da bateria, lembre-se de que esse componente se degradará com o tempo. Não faz nenhum sentido regular o uso do iPhone nessa faixa ideal no dia a dia. Você não ganhará uma vantagem expressiva sobre a preservação do componente, apenas uma dor de cabeça desnecessária.

Como ver a saúde da bateria do iPhone

Se você desconfia da integridade da bateria, seja por estar durando muito menos que o normal ou por algum outro problema de desempenho, você pode consultar no iPhone a saúde do componente de energia.

Continua após a publicidade

Para isso, basta ir ao aplicativo Ajustes, tocar em "Bateria" > "Saúde da bateria". Nessa seção, é possível verificar as informações como o estado da bateria e, se necessário, trocá-la para retomar o uso normal do iPhone.

Você pode conferir aqui como encontrar Assistência Técnica Autorizada da Apple perto de você ou, caso seja apenas ajuste de software, como economizar muita bateria no iOS 15.

Portanto, nosso principal conselho para você é que carregue o seu iPhone sempre quando achar necessário. Não se apegue a regras ou a detalhes, apenas siga as práticas de segurança adequadas para preservar a bateria do aparelho, a sua saúde e o seu bolso.

Continua após a publicidade

Fonte: Suporte da Apple