Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como ativar o microfone do iPhone | Solução de erros

Por| Editado por Bruno Salutes | 14 de Julho de 2022 às 23h00

Link copiado!

Imagem: Nubelson Fernandes/Unsplash
Imagem: Nubelson Fernandes/Unsplash

O microfone do iPhone é responsável pelas principais tarefas do dispositivo, seja para fazer chamadas no FaceTime, gravações de áudio pelo WhatsApp ou acionar a Siri. Por isso, se você quiser saber como ativar o microfone do iPhone, é possível que este componente não esteja funcionando corretamente e precise de ajustes para resolver o problema.

Embora não exista uma maneira de ativar ou desativar totalmente o microfone no sistema iOS, é possível que alguns fatores de software ou físicos estejam causando problemas com a captura de áudio — e isso pode ser bastante incômodo. Por isso, separamos 8 métodos que podem ajudar a resolver o mau funcionamento.

Lembre-se de que o iPhone possui mais de um microfone instalado no aparelho. Para cada etapa realizada, você pode testar cada um deles para verificar se o problema foi resolvido:

Continua após a publicidade
  • Para o microfone frontal, use app de Câmera para fazer gravações de vídeo com a visualização da câmera frontal (selfie).
  • Para o microfone traseiro, use o app de Câmera para fazer gravações de vídeo com a visualização da câmera traseira.

Veja abaixo os métodos para normalizar o microfone do iPhone:

1. Reinicie o iPhone

Reiniciar o iPhone é a solução básica para diversos bugs e problemas relacionados ao desempenho do iOS. Por isso, não hesite em tentar essa alternativa antes de prosseguir com alternativas mais específicas para mau funcionamento do microfone.

Continua após a publicidade

2. Remova capas, películas e protetores de tela

Para preservar ao máximo as condições físicas do iPhone, e deixá-lo com aspecto mais personalizado, é comum que muitas pessoas comprem capas e películas dos mais diversos tipos para o dispositivo. No entanto, nem todos levam em consideração detalhes importantes do aparelho, como o captador de áudio do microfone. Por isso, remova todos os acessórios fixados no aparelho e teste novamente o microfone.

3. Verifique as permissões do iOS

Devido às políticas de privacidade da Apple, os aplicativos precisam pedir permissão antes de ter acesso a um determinado recurso do iPhone. Para verificar se o app que você quer usar o microfone tem permissão concedida, abra o app Ajustes, depois toque em "Privacidade e Segurança" > "Microfone". Nessa seção, você pode visualizar os apps e as solicitações de acesso correspondentes.

Continua após a publicidade

4. Limpe a abertura do microfone

É importante conferir se as aberturas dos microfones no iPhone possuem algum acúmulo de sujeira. Utilize objetos com cerdas suaves e seca para remover quaisquer detritos acumulados no aparelho.

5. Utilize fones de ouvido (ou substitua)

Continua após a publicidade

Para saber se o mau funcionamento do microfone pode estar relacionado ao componente do iPhone, você pode utilizar um fone de ouvido externo e fazer testes de captura de áudio. Lembre-se também de que um fone de ouvido sem qualidade pode não transmitir áudio corretamente ao dispositivo, nesse caso, é recomendado trocar por outro acessório similar.

6. Desconecte todos os acessórios emparelhados no Bluetooth

É bastante comum que o iPhone utilize o microfone de um determinado acessório emparelhado por Bluetooth para captar sua voz. Caso isso esteja acontecendo com algum aparelho pareado, seja ele um alto-falante com microfone embutido, é possível que o áudio esteja partindo dessa fonte ao invés do smartphone. Para desconectá-lo, acesse a Central de Controle do iOS e toque no ícone do Bluetooth para desativar as conexões.

Continua após a publicidade

7. Restaure o iPhone

Redefinir o iPhone para as configurações de fábrica pode ajudar a resolver problemas que impeçam o microfone de captar áudio e funcionar corretamente. Antes de começar, faça o backup completo do dispositivo. Depois, inicie a restauração do iPhone pelo próprio dispositivo, utilizando o iTunes em um PC ou pelo Finder do Mac.

8. Entre em contato com o Suporte da Apple

Se você não conseguiu resolver o problema seguindo os métodos acima, entre em contato com o Suporte da Apple e obtenha atendimento em uma assistência autorizada para reparo do seu iPhone.