[Tutorial] - Fazendo backup dos dados do iPhone, iPod ou iPad no iTunes

Por Luciana Zaramela

Os donos de iGadgets (os queridos dispositivos da Apple) que ainda não fizeram backup de seus dados precisam ter o hábito de fazê-lo. Afinal, nunca se sabe quando algo pode acontecer com seus arquivos. Além disso, é essencial ter um backup antes de atualizar o sistema operacional do iPhone, iPod Touch ou iPad, pois mesmo que a ação seja segura, é melhor prevenir que remediar.

Fazer o backup pelo iTunes é muito simples. O programa da Apple é rápido, restaura dados com agilidade, não exige acesso à internet para realizar o backup e guarda cópias de seus aplicativos, mesmo que eles não estejam mais disponíveis na App Store.

A única desvantagem do processo de backup pelo iTunes é ter que conectar o dispositivo no computador toda vez que for necessário realizar o procedimento. Aliás, isso é desvantagem apenas para quem viaja muito e acaba perdendo os dados em um local distante do computador.

iTunes Backup

O que o backup salva, afinal?

O backup do seu iPhone, iPad ou iPod Touch salva todos os dados e informações relacionados aos aplicativos e fotos. Vale lembrar que músicas e vídeos não fazem parte do backup. Se algo acontecer com seu gadget, basta restaurá-lo com o último backup e sincronizar as músicas e vídeos depois.

Mãos à obra

Primeiramente, você deve ter o iTunes instalado em sua máquina. Se não o possui ainda, baixe-o agora! É gratuito. Com o iTunes instalado na máquina, basta conectar o iPhone, iPad ou iPod Touch via USB no computador.

iTunes Backup

Assim que o iTunes reconhecer o dispositivo, ele o listará na coluna da esquerda, na seção Dispositivos. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Cópias de segurança ou Efetuar o Backup. Agora é só aguardar para que o iTunes crie o backup de seus dados no computador.

iTunes Backup

É aconselhável repetir este procedimento periodicamente, pois assim que algum acidente acontecer com seu dispositivo, você não terá tanta dor de cabeça para recuperar os dados.

Recuperação dos dados

Se algo aconteceu a seu iPhone, iPad ou iPod Touch e você tem o backup, é hora de recuperar os dados. Isso também vale para quem comprou um novo aparelho ou restaurou o atual.

Contatos, calendários, mensagens, dados de aplicativos e até progressos de games serão restaurados no novo aparelho. Tudo que estava nele antes será substituído pelos dados do backup.

Pronto para fazer o backup? Então conecte seu dispositivo no computador, abra o iTunes e clique com o botão direito do mouse no dispositivo, na coluna da esquerda. Um menu irá aparecer. Escolha a opção Restaurar do Backup.

iTunes Backup

Basta esperar algum tempo (depende do tamanho dos dados armazenados) até que seu gadget esteja totalmente restaurado. Não se preocupe se a tela do dispositivo apagar, isso é normal.

Backups guardados

O iTunes guarda cada backup que você realiza, e por isso é aconselhável deletar arquivos velhos para não correr o risco de fazer o backup de maneira equivocada. Basta abrir o iTunes e acessar suas preferências. Na janela de preferências, selecione Dispositivos e apague os backups mais antigos da lista, se ela estiver cheia. Isso evita confusão e libera espaço no disco rígido do seu computador.

iTunes Backup

Reforçando: não deixe de fazer backup de seu iGadget! É muito importante ter um arquivo para restauração do aparelho, pois acidentes acontecem, atualizações de sistemas podem exigir backups em caso de falhas e, se você adquirir um novo iPad ou um iPhone, por exemplo, poderá aproveitar dados armazenados do aparelho anterior para passar para o novo aparelho.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!